PA – Índios desocupam entrada de projeto Onça Puma, em Ourilândia do Norte

Foto: Wesley Costa/ Arquivo pessoal
Foto: Wesley Costa/ Arquivo pessoal

Encontro entre empresa e índios foi agendado para o dia 25 de junho. Ocupação iniciou no dia 12 de junho.

Do G1 PA

Um grupo de indígenas que ocupava a entrada do projeto Onça Puma, em Ourilândia do Norte, na região sudeste do Pará, deixou a área na tarde desta segunda-feira (16). Segundo a Vale, responsável pela atividade no local, os índios da etnia Xikrin do Cateté se comprometeram a retornar às suas aldeias após uma reunião com representantes da empresa e Funai.

No encontro foi acordado que haverá uma nova reunião, marcada para o dia 25 de junho, na aldeia indígena Djudjekô, na Terra Indígena Xikrin do Cateté. Na ocasião estarão presentes representantes da Vale e da Funai. Também será convidado a participar o Ministério Público Federal (MPF).

Ainda de acordo com a Vale, os indígenas se comprometeram também a não adotar ações que visem a paralisar ou dificultar atividades do projeto na região, bem como de suas controladas ou coligadas.

Nesta manhã
Cerca de 350 indígenas bloqueavam a portaria de Onça Puma na manhã desta segunda (16), enquanto 750 empregados próprios e terceirizados trabalhavam na unidade. O bloqueio teve início na manhã de quinta-feira (12).

Comments (1)

  1. Semrpe a mesma estratégia das empresas. Negociam, provavelmente havia um indigenista que já trabalhou na Funai e no qual os índios confiam, marcam uma nova reunião desde que se retirem das ocupações e até lá a empresa vai enrolando oficialmente aos índios.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.