MST ocupa terra grilada 29 anos após primeira ocupação em Abelardo Luz

ocupacao em abelardo luz - sc por juliana adriano (2)Por Juliana Adriano
Da Página do MST

Fotos: Juliana Adriano

Vinte e nove anos após a primeira ocupação do MST em Abelardo Luz, no estado de Santa Catarina, o MST realizou mais uma ocupação no município, na manhã desta sexta-feira (13).

Há mais de dez anos, a área em questão foi grilada de pequenos agricultores pelos fazendeiros Kiko Alécio e Guido Neuso, criando a Fazenda Papuã. Segundo a coordenação do Movimento, “mais uma vez os latifundiários se apossaram de terras que não são deles. Enquanto isso, milhares de famílias ainda esperam um pedaço de chão”. 

O MST reivindica a área para fins de Reforma Agrária, e ressaltam a necessidade da justiça tomar rápidas providências frente as irregularidades.

O MST já conquistou 22 assentamentos em que vivem cerca de 1500 famílias em Abelardo Luz, além de quatro escolas, dois postos de saúde e cooperativa de laticínios. Assim, as famílias Sem Terra vêm construindo condições mais dignas de vida.

A coordenação do Movimento reitera que a ocupação foi pacífica e que o clima no local é de tranqüilidade. Frisaram também que “enquanto houver latifúndio, nós Sem Terra continuaremos fazendo ocupações”.

ocupacao em abelardo luz -  por juliana adriano

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.