Prévia do Mapa da Violência 2014 agrega nova análise de dados

Por Beth Begonha, em Amazônia Brasileira/EBC

O programa Amazônia Brasileira recebeu, nessa quinta-feira (05), o sociólogo Júlio Jacobo, coordenador da Área de Estudos da Violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, que fala aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre a prévia do “Mapa da Violência 2014 – Os jovens do Brasil”, divulgada no último dia 27, pelo Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

Na entrevista ele faz uma análise dos dados apresentados no mapa e explica qual a atual situação dos estados brasileiros no que diz respeito à violência. Ele destaca as três principais áreas abordadas pelo relatório: mortes por homicídios, acidentes de trânsito e suicídios, e fala sobre o crescimento no índice de mortes de jovens no país, principalmente negros e indígenas, que lideram o ranking.

Júlio Jacobo nos conta, também, em que período foi baseada a pesquisa e faz um balanço dos dados levantados este ano com os índices dos anos anteriores. Além disso, ele destacou as razões do aumento da onda de violência nas cidades do interior do Brasil, enfatizando a possibilidade de crescimento econômico como justificativa para o dado.

O pesquisador trabalha no Mapa da Violência desde 1998 e destaca o aumento da violência ao longo dos últimos anos e revela que em 2012 houve um pico no número de casos, porém numa análise geral os dados apontam um crescimento constante. Para ele, infelizmente, a violência no Brasil tem cor e classe social, já que os pobres não dispõem de meios para contratar nenhum tipo de segurança privada e não é atendido a contento pela segurança pública.
 
Baixar áudio

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.