CNV apresenta relatório sobre o caso Stuart Angel

Stuart Edgar Angel Jones foi morto aos 26 anos, na Base Aérea do Galeão Foto: Arquivo
Stuart Edgar Angel Jones foi morto aos 26 anos, na Base Aérea do Galeão Foto: Arquivo

Apresentação será realizada nesta segunda, dia 9, a partir das 14h30

Comissão Nacional da Verdade – A Comissão Nacional da Verdade apresentará na próxima segunda-feira, dia 9, a partir das 14h30, no auditório do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, relatório preliminar de pesquisa sobre o caso de Stuart Edgar Angel Jones, assassinado sob tortura, por agentes do Cisa (Centro de Informações da Aeronáutica), nas dependências da Base Aérea do Galeão, em maio de 1971.

A CNV analisou documentos e testemunhos, ouviu o depoimento de testemunhas e, no último dia 30 de maio, complementou o trabalho de pesquisa com diligência pericial de reconhecimento da Base Aérea do Galeão, local da morte de Stuart Angel. A Base Aérea do Galeão é a quinta estrutura que foi usada pelas forças de repressão como local de prisão, tortura e morte que a CNV reconheceu.

Durante o trabalho de campo, ex-militares confirmaram a existência de uma prisão do Cisa, comandado pelo brigadeiro João Paulo Moreira Burnier, nas dependências da base e indicaram o local. Dois civis presos no local também reconheceram a base como local de tortura.

A morte de Stuart Angel, um ex-estudante de economia e professor que tornou-se militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), chamou a atenção do Brasil pela extrema violência usada pelos agentes que o torturaram e mataram e também pela incansável luta da estilista Zuzu Angel, em busca de notícias sobre o paradeiro do filho, o que constrangeu o governo brasileiro.

Zuzu morreu em abril de 1976 e a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos reconheceu em 1998 que sua morte, apontada como acidente de carro na época, foi um atentado político relacionado à morte de Stuart, uma vez que os militares nunca aceitaram o descrédito sobre o regime no plano internacional que a campanha da estilista provocou.

A apresentação da CNV é aberta ao público interessado e à imprensa, limitado ao espaço do auditório do Arquivo Nacional. O evento será transmitido também ao vivo pela CNV no endereço: www.cnv.gov.br/aovivo

SERVIÇO

O quê: Apresentação do relatório preliminar de pesquisa sobre o caso Stuart Angel
Quando: Dia 9 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 14h30
Onde: Auditório do Arquivo Nacional
Endereço: Praça da República, 173 – Rio de Janeiro, RJ
Transmissão ao vivowww.cnv.gov.br/aovivo

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.