Urgente: Envie Carta de apoio aos geraizeiros em greve de sede e fome pela criação da RDS Nascentes dos Gerais

geraizeiros greve de sede

A situação dos 16 geraizeiros em greve de forme e sede está se tornando crítica. Por isso, pedimos que enviem, via xerox, cópias da carta abaixo, se possível em papel timbrado, no caso de entidades, pedindo a criação urgente da RDS. Os números dos faxes estão no final

***

Exma. Presidenta da República
Dilma Rousseff

Exma. Prezada Ministra de Estado do Meio Ambiente
Izabella Mônica Vieira Teixeira

Exmo. Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência
Gilberto Carvalho

Exmo. Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Roberto Ricardo Vizentin

Tomamos conhecimento de que 16 lideranças geraizeiras, quilombolas, apanhadores de flores sempre-vivas e indígenas do Norte de Minas estão desde a tarde de ontem (04/06) em greve de sede reivindicando a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes dos Gerais. Com uma história de luta de mais de 12 anos, denunciam a destruição que o Cerrado tem sofrido nesta região, com o secamento de dezenas de nascentes, rios e córregos, além da expansão de monoculturas de eucalipto e instalação de empreendimentos como mineração e barragem, causando perda do território por parte das comunidades geraizeiras.

As lideranças que entraram em greve de sede começam a apresentar os primeiros sinais de desgaste. Sem beber e sem comer há 28 horas, estão mulheres, homens e idosos. E sabemos que a falta de água por três dias seguidos pode provocar a falência dos rins com grande risco de morte. Consideramos inaceitável termos que ver vidas em risco para fazer valer direitos que devem ser garantidos pelo Estado.

Em nota enviada, os manifestantes afirmam que aguardam a manifestação de V. Sra quanto à publicação do decreto de criação da RESEX. E que não vão desistir enquanto não obtiverem resposta. Os grevistas, em sua maioria mulheres e mães, não aceitam suspender a greve, visto que já são 12 anos que as comunidades esperam por esta criação, e que o processo já passou por todos os trâmites administrativos, aguardando apenas o encaminhamento pela Ministra do Meio Ambiente à Casa Civil para que possa ser decretado.

Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, relembramos a importância das comunidades tradicionais no cuidado e conservação do meio ambiente para esta e para as gerações futuras. Há séculos elas cuidam do Cerrado e o utilizam de forma sustentável, através do agroextrativismo, tirando dele alimento, plantas medicinais e lenha para seu sustento. E são elas, que mais conservam e cuidam, que mais têm sofrido o impacto das mudanças climáticas e da ação dos grandes empreendimentos em seus territórios.

Como já é de conhecimento de V. Sra. a criação da RDS Nascente dos Gerais, localizada nos municípios de Rio Pardo de Minas, Vargem Grande do Rio Pardo e Montezuma, em Minas Gerais, é uma reinvindicação antiga destas comunidades, que pedem socorro para manter vivo o pouco de Cerrado que ainda resta na região.

Solicitamos o imediato posicionamento de V. Sra.  quanto à criação da Reserva. São vidas de homens, mulheres e crianças que estão em jogo. E, como eles próprios afirmam: “Se for necessário morrer, morreremos para defender o Cerrado, que é a nossa vida”.

Certos de contar com o compromisso, a retidão e a sensibilidade de V. Sra, despedimo-nos.

Atenciosamente,

CONTATOS PARA ENVIAR:

1) PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF
Gabinete da Presidência
Praça Três dos Poderes – S/nº – Centro
70.150-900 Brasilia-DF
Telefone: (61) 3411-1200 / (61) 3411-1201
FAX: (61) 3411-1201
Email: [email protected]

2) MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE
Izabella Mônica Vieira Teixeira – [email protected]
Telefones: 2028-1057/1289
FAX: 2028-1756
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 5º andar
70.068-900 Brasília-DF

3) Presidente ICMBio
Roberto Ricardo Vizentin
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
[email protected]

4) Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência
Gilberto Carvalho
Telefone: (61) 3411-1224
Fax: (61) 3321-1994

5) Vanessa Dolce de Faria
Chefe de Gabinete
Telefone: (61) 3411-1309
E-mail: [email protected]
(61) 3341-9011 (61) 3341-9105
EQSW 103/104, Complexo Administrativo, Setor Sudoeste – Bloco C, 1o Andar
70.670-350 Brasília-DF

Comments (3)

  1. A História neste momento pede uma posição. Assumam Srs; estão verdadeiramente do lado da preservação??? Será necessário que o povo Brasileiro se levante contra os falsos governos???

  2. como cada detalhe constitucional, é o fato ou a morte. Que suje as mãos de tinta ou de sangue.

  3. Um ato desesperado é um grito de socorro de quem não tem mais nada a perder. Por favor, ouçam. Aquele que fecha os olhos e ouvidos às necessidades do povo não merece governá-lo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.