BA – Pescadores e marisqueiras protestam em defesa da pesca artesanal

CESE LOGOAmeaçadas pelo avanço desordenado dos grandes empreendimentos, as comunidades pesqueiras vem perdendo seus territórios a cada ano

Por Rosana Fernandes, CESE

Um grupo de associações e cooperativas de pescadores e pescadoras artesanais realiza na manhã desta sexta-feira (6) um protesto próximo a Prefeitura de Salvador, para chamar atenção dos problemas enfrentados pela comunidade que vive na Ilha de Maré. A mobilização, que tem apoio da organização não governamental CESE – Coordenadoria Ecumênico de Serviço, é para reivindicar proteção aos territórios pesqueiros.

 Como parte do protesto, um banner gigante (cerca de 20 metros) será colocado no muro da Praça da Cruz Caída, voltada para a Baía de Todos os Santos. A faixa grafitada com imagens retratando a situação que famílias de pescadores enfrentam, estará acompanhada da mensagem “em defesa dos territórios pesqueiros”.

Paralelo à manifestação, um grupo de representantes dos pescadores e quilombolas, esperam entregar nas mãos do prefeito ou de vereadores, uma carta de reivindicação da comunidade, solicitando uma audiência pública. Ameaçadas pelo avanço desordenado da aquicultura empresarial e dos grandes empreendimentos, as comunidades pesqueiras vem perdendo seus territórios a cada ano. São considerados territórios pesqueiros os locais de embarque e os trajetos dos barcos, os locais sagrados e as áreas necessárias à reprodução física e cultural do grupo.

 Serviço:

Audiência Pública: Comunidades de Ilha de Maré , Sexta-feira, 06/06, as 09:00hs no anexo da Câmara de Vereadores/as, Edificío Bahia Center – Rua Rui Barbosa, Centro – Salvador

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.