Índios comemoram desocupação de reserva Yanomami em Caracaraí, RR

Davi YanomamiApós 22 anos de homologada, área foi totalmente desocupada nesse dia 31. Líder indígena diz que a luta agora é contra o garimpo ilegal na reserva.

G1 RR

As porteiras estão abertas depois de 22 anos. A Terra Indígena Yanomami foi homoloada em 1992, mas todo esse tempo fazendeiros brigaram na justiça pela permanência na região. Nesse último mês de maio, as três últimas fazendas na região do Ajarani, em Caracaraí, sul de Roraima, foram desocupadas e os indígenas celebraram com uma grande festa.

De acordo com o procurador da República, Bruno Alcântara, não houve conflito para a retirada. “Houve esta retirada sem qualquer conflito. Os ocupantes assinaram Termo de Ajustamento de Conduta [TAC], com um acordo com o Ministério Público Federal”, disse.

A posso definitiva da Terra não encerra os desafios para o povo Yanomami. Segundo os índios, ainda há uma antiga batalha a ser vencida: o garimpo ilegal na reserva. AFrente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye’kuana (FPEYY) da Fundação Nacional do Índio (Funai), aponta a presença de quase mil garimpeiros na área.

“Nós avançamos muito. Conseguimos destruir boa parte da logística do garimpo, mas alguns pontos mais distantes, que dependem uma soma maior de recurso, de aeronave rotativa, esses pontos a gente está praticamente inacessível”, informou João Catalano, coordenador da Frente.

Para o líder indígena Yanomami, Davi Kopenawa, a saída dos garimpeiros da reserva é um capítulo que os indígenas sonham que seja encerrado dentro da maior floresta do mundo. “A nossa lura é velha. E chegou a hora da saída dos garimpeiros. Nossa terra está demarcada”, comentou.

A ação de retirada finalizou o cronograma de desocupação estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo MPF no fim de 2013 com proprietários de 12 fazendas situadas irregularmente dentro da reserva. De acordo com o procurador da República, ocorreram desocupações na região nos meses de dezembro do ano passado, abril e maio deste ano.

Comments (1)

  1. Muito bem ,parabéns a voçés todos merecem essa vossa terra, Deus vos Abençoe, sejam os protectores desse vosso legado que tãmbém
    é nosso da humanidade deste planeta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.