Indígenas das etnias Arara, Xipaia, Kuruaya, Parakanã e Assurini mantêm fechado acesso a Belo Monte

Manifestantes prometem atear fogo em ônibus caso a Funai e o consórcio Norte Energia não aceitem participar de negociação (Foto: Glaydson Castro/Tv Liberal)
Foto: Glaydson Castro, da TV Liberal

Tania Pacheco* – Combate Racismo Ambiental

Desde a manhã de ontem, cerca de 200 indígenas de cinco etnias indígenas – Arara, Xipaia, Kuruaya, Parakanã e Assurini -, apoiados por ribeirinhos, continuam impedindo a passagem dos ônibus com operários e funcionários da Norte Energia e o acesso a Belo Monte. Segundo eles, a manifestação continuará até que @s presidentes da Funai e da Norte Energia se reúnam para negociar as condicionantes para a construção da UHE.

O tráfego se mantém liberado para todo e qualquer veículo que não pertença ao consórcio, entretanto.

Ontem à tarde, a Norte Energia liberou  nota dizendo ter assinado um Termo de Compromisso do Projeto Básico Ambiental-Componente Indígena (PBA-CI) com a Funai. Segundo a Assessoria de Comunicação do chamado consórcio construtor, o presidente da Norte Energia, Duílio Diniz de Figueiredo, teria afirmado que “A formalização deste acordo reforça o compromisso da Norte Energia com os povos tradicionais do Xingu. Os indígenas sempre foram e sempre serão consultados pela empresa” (!).

Veja, abaixo, vídeo apresentado pela Rede TV, na noite de ontem. Reportagem de Felype Adams e imagens de Léo Silva.

* com base em informações da internet.

Comments (2)

  1. E quem acredita em Norte Energia? Nem aqui, nem na Transilvânia onde nasceram os antepassados desses chupa sangue.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.