Índios Terena fecham estrada e fazem reféns em Miranda, diz polícia em MS

Terena que lutaram na Guerra do Paraguai, enquanto suas terras eram roubadas. Acervo Comissão Rondon s/d.
Terena que lutaram na Guerra do Paraguai, enquanto suas terras eram roubadas. Acervo Comissão Rondon s/d.

Grupo fechou estrada vicinal que dá acesso ao lixão da cidade nesta manhã. Segundo delegado, três funcionários são mantidos em cárcere privado.

G1 MS

Um grupo de aproximadamente 50 índios da etnia terena fechou, na manhã desta quarta-feira (21), uma estrada vicinal que dá acesso ao lixão mantido pela prefeitura de Miranda, a 203 km de Campo Grande. De acordo com o titular da Delegacia de Polícia Civil da cidade, Luís Alberto Ojeda, os manifestantes fizeram três funcionários do órgão como reféns.

Os índios, das aldeias Moreira, Passarinho e Cachoeirinha, reivindicam melhorias nos atendimentos e serviços prestados pela prefeitura da cidade. A via foi bloqueada com galhos de árvores e pedras por volta das 6h (de MS). Os carros que passam pelo local são abordados pelo grupo.

O G1 entrou em contato com a prefeitura de Miranda, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Ainda segundo Ojeda, os índios também pegaram veículos da prefeitura que passaram pelo local, entre eles três ônibus escolares, um caminhão usado na coleta de lixo, uma Kombi e um carro de passeio.

Os índios estão armados com pedaços de pau e flechas. A  Polícia Civil controla a situação no local. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) foi acionada.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Cley Medeiros.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.