“Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos” terá lançamento em Salvador, dia 27/05

Convite-lancamento-de-livroCPT/BA

O livro Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos será lançado em Salvador no dia 27 de maio, às 15 horas, no Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra – CDCN (Rua Ribeiro Santos, 42 – Pelourinho). A publicação  foi organizada por Marcelo Firpo Porto, Tania Pacheco e Jean-Pierre Leroy.

O livro é resultado do trabalho meticuloso e mundialmente pioneiro dos pesquisadores vinculados ao Projeto ‘Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil’, cujo processo de construção foi iniciado em 2008, sob a responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Federação dos Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), com apoio do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde.

O Mapa visa dar visibilidade aos conflitos socioambientais provenientes das lutas contra as injustiças e o racismo ambiental nos territórios, contrapondo-se à lógica antidemocrática, que restringe o exercício da cidadania dos povos e comunidades atingidos por projetos de desenvolvimento, os quais são considerados pelas forças hegemônicas como entraves ao desenvolvimento e não sujeitos de direitos. O livro, por sua vez, apresenta em oito artigos o Mapa de Conflitos, sua concepção e metodologia, e traz análises e conclusões sobre os diferentes embates nele mapeados, bem como sobre alternativas para o futuro.

Comments (1)

  1. Santo Amaro, Ba,faz parte desse Mapa de Conflitos Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, uma historia de racismo ambiental emblemática ate hoje, em 4 décadas de exposição da contaminação de forma perversa e intocáveis, manipuladas por varia mentes nocivas,assim como as milhares de injustiça ambientais no Brasil, parabens Tania do Combate Racismo Ambiental pelo trabalho de visibilidades …http://www.conflitoambiental.icict.fiocruz.br/index.php

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.