Seminário e missa dos mártires iniciam Semana da Terra Padre Josimo

400_Josimo 3

A Semana da Terra Padre Josimo teve início no último sábado (10), em Buriti do Tocantins (TO), com a participação do Bispo da Diocese de Tocantinópolis, dom Giovane. Um seminário sobre Tráfico Humano, ministrado por Alan dos Santos, da CPT Piauí, deu o pontapé nas atividades que trazem à memória a luta de Josimo

Rafael Oliveira, CPT Araguaia/Tocantins

Realizada no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) da cidade, a palestra reuniu cerca de 60 moradores da região. O encontro contou com dinâmicas, trabalho de grupo, debates e reprodução de vídeos que trataram de trabalho escravo, exploração sexual, tráfico de órgãos e adoção ilegal de crianças. Um almoço e um lanche comunitários organizados na sede da Associação das Mulheres de Buriti (AMB) mantiveram os participantes em sintonia.

Ao fim do seminário, o grupo fez uma caminhada pelas ruas da cidade até o local onde estão os restos mortais do mártir. O momento teve a participação de dona Olinda, mãe do padre Josimo, que acompanhou todo percurso atenta às músicas e orações.

Uma missa celebrada por dom Giovane e pelos padres Edno e Pedro, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, recordou os diversos mártires da terra que dedicaram e entregaram suas vidas em defesa dos camponeses e camponesas pelo País – como Irmã Dorothy, João Canuto e dom Oscar Romero.

Padre Josimo

Neste dia 10 de maio, completou 28 anos da morte de padre Josimo Morais Tavares. Ele foi assassinado em 10 de maio de 1986 quando entrava na sede na CPT, na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Anteriormente, ele já havia sofrido diversas ameaças de morte e um atentado.

Filho de camponeses, Josimo, logo após o terminar os estudos, decidiu se dedicar às causas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Ao longo de sua vida, denunciou os grileiros da terra, a opressão dos latifundiários contra os lavradores e defendeu os direitos do povo, além de conscientizá-los sobre sua força.

Na Comissão Pastoral da Terra, padre Josimo foi coordenador da entidade no Bico do Papagaio, local conhecido por intensos conflitos por terra.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.