Encontro ocorrerá no dia 16 de maio, na Tenda da Ciência
Fiocruz
O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz promoverá, com o apoio do Sindicato dos Servidores da Fundação (Asfoc), o Dia da Cultura Africana. O evento, que ocorrerá no dia 16 de maio, tem por objetivo propor uma reflexão sobre a situação dos negros no Brasil, e ao mesmo tempo celebrar a cultura de matriz africana. “Pensamos que temos que aprender não só a nos importar com a condição dos negros em nosso país, mas também a celebrar a força, a luta e a criatividade da cultura de raiz africana no Brasil. Por isso montamos uma programação em que cabe tanto a reflexão, quanto a celebração”, explica a coordenadora do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, Elizabeth Fleury.
O Dia da Cultura Africana terá início às 14h, na Tenda da Ciência, no Campus de Manguinhos, com palavras do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, da coordenadora do Comitê e do presidente da Asfoc, Paulo Garrido. Ainda na primeira parte do encontro, duas conferencistas levarão ao público dados e análises para a reflexão sobre a situação dos negros no Brasil. A representante do escritório brasileiro da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Camila Almeida irá apresentar os números nacionais de uma pesquisa mundial realizada pela OIT, que mostram o que acontece com a carreira de mulheres e homens negros em comparação à carreira de mulheres e homens brancos.
Em seguida, a professora Vanda Ferreira, que atua na Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres do Rio de Janeiro, fará um resgate da história de luta do movimento negro no Brasil. Para encerrar o evento, será apresentado o espetáculo-performance Amas de leite – Mães do Brasil, concebido pelo Coletivo Amas de Leite e dirigido pelo ator e bailarino Wilian Santiago.
Serviço
Dia da Cultura Africana
Data: 16 de maio
Horário: 14h
Local: Tenda da Ciência
Informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3349-7826