Cultura Africana é tema de evento promovido pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz

Encontro ocorrerá no dia 16 de maio, na Tenda da Ciência

Fiocruz

O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz promoverá, com o apoio do Sindicato dos Servidores da Fundação (Asfoc), o Dia da Cultura Africana. O evento, que ocorrerá no dia 16 de maio, tem por objetivo propor uma reflexão sobre a situação dos negros no Brasil, e ao mesmo tempo celebrar a cultura de matriz africana. “Pensamos que temos que aprender não só a nos importar com a condição dos negros em nosso país, mas também a celebrar a força, a luta e a criatividade da cultura de raiz africana no Brasil. Por isso montamos uma programação em que cabe tanto a reflexão, quanto a celebração”, explica a coordenadora do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, Elizabeth Fleury.

Dia da Cultura Africana terá início às 14h, na Tenda da Ciência, no Campus de Manguinhos, com palavras do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, da coordenadora do Comitê e do presidente da Asfoc, Paulo Garrido. Ainda na primeira parte do encontro, duas conferencistas levarão ao público dados e análises para a reflexão sobre a situação dos negros no Brasil. A representante do escritório brasileiro da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Camila Almeida irá apresentar os números nacionais de uma pesquisa mundial realizada pela OIT, que mostram o que acontece com a carreira de mulheres e homens negros em comparação à carreira de mulheres e homens brancos.

Em seguida, a professora Vanda Ferreira, que atua na Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres do Rio de Janeiro, fará um resgate da história de luta do movimento negro no Brasil. Para encerrar o evento, será apresentado o espetáculo-performance Amas de leite – Mães do Brasil, concebido pelo Coletivo Amas de Leite e dirigido pelo ator e bailarino Wilian Santiago.

Serviço

Dia da Cultura Africana

Data: 16 de maio

Horário: 14h

Local: Tenda da Ciência

Informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3349-7826

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.