Livro sobre o Mapa de Conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil será lançado dia 8 em Brasília

convite BSB IEB

Um inventário dos conflitos envolvendo injustiça ambiental no Brasil, que mostra como estes estão aumentando em número e gravidade, como resultado de um projeto hegemônico de desenvolvimento injusto e insustentável. É o que nos revela o livro Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos (Editora Fiocruz), que será lançado no próximo dia 08 de maio, quinta-feira, às 19h, no Centro Cultural de Brasília (CCB), com a presença de uma de suas organizadoras, Tania Pacheco – que o coordenou ao lado de Marcelo Firpo Porto (Fiocruz) e Jean Pierre Leroy (Fase).

O livro é resultado do trabalho meticuloso e mundialmente pioneiro dos pesquisadores vinculados ao Projeto ‘Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil’, cujo processo de construção foi iniciado em 2008, sob a responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Federação dos Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), com apoio do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde.

O Mapa visa dar visibilidade aos conflitos socioambientais provenientes das lutas contra as injustiças e o racismo ambiental nos territórios, contrapondo-se à lógica antidemocrática, que restringe o exercício da cidadania dos povos e comunidades atingidos por projetos de desenvolvimento, os quais são considerados pelas forças hegemônicas como entraves ao desenvolvimento e não sujeitos de direitos. O livro, por sua vez, apresenta em oito artigos o Mapa de Conflitos, sua concepção e metodologia, e traz análises e conclusões sobre os diferentes embates nele mapeados, bem como sobre alternativas para o futuro.

O lançamento em Brasília é uma promoção do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e da Editora Fiocruz e será precedido por uma apresentação do Mapa de Conflitos e da publicação por Tania Pacheco. Ela mostrará como ele funciona, como pode e deve ser usado nas lutas dos setores populares; e fará uma síntese crítica e política do que ele nos mostra, denunciando a realidade do País, a partir das forças em conflito, suas causas e consequências.

A atividade ocorrerá como parte da programação do primeiro encontro formativo da turma de 2014 do Programa Liderar – Desenvolvimento de lideranças entre povos e comunidades tradicionais da Amazônia, iniciativa conduzida pelo IEB, que reconhece e aposta no papel transformador dos grupos sociais organizados e de suas lideranças políticas legítimas, no enfrentamento de conflitos e na construção de uma sociedade justa e sustentável.

Serviço

O que? Lançamento do livro Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos (Editora Fiocruz), organizado por Marcelo Firpo Porto, Tania Pacheco e Jean Pierre Leroy.

Quando? 08 de maio de 2014, quinta-feira, às 19h.

Onde?Centro Cultural de Brasília (CCB), L2 Norte, SGAN 601 – Módulo “B” Asa Norte.

Quem? Com a presença de Tania Pacheco, uma das organizadoras.

Como? Apresentação do Mapa de Conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil, seguida de lançamento da publicação.

Comments (1)

  1. Faço parte de um grupo social, Forum da Negritude do Sul Fluminense, estado do Rio de Janeiro. Estamos organizando ciclo de palestras com temas inerentes, e por este motivo, gostaria de saber sobre a possibilidade de termos esta palestra, com o lançamento do livro, em nossa atividade. Como faço para fazer contato e analisarmos a possibilidade?
    Dirani de Andrade
    Coordenadora do Grupo
    AT: As palestras estão sendo realizadas na Universidade Federal Sul Fluminense

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.