Belo Monte: Carroceiros questionam estudo de impacto da Norte Energia

CARROCEIROS ALTAMIRANo MAB

A Norte Energia (dona de Belo Monte) apresentou ontem (29) conclusão de estudos dos possíveis impactos da construção da barragem sobre as 130 famílias que trabalham com veículo de tração animal (carroças) na cidade de Altamira. A afirmação da empresa de que não existe nexo causal entre Belo Monte e os problemas enfrentados pelos trabalhadores, apesar de todas as evidências, deixou a categoria revoltada. 

Os principais pontos de divergência entre Norte Energia e os trabalhadores são: foi acordado que representação dos carroceiros acompanharia os estudos, e isso não ocorreu; os carroceiros consultados afirmaram que antes da barragem faziam de 6 a 8 fretes por dia, e hoje fazem apenas dois em média, e essa informação foi omitida pela empresa; o estudo diz que o histórico problema de transito em Altamira é o principal desafio, mas os trabalhadores afirmam que o trânsito se tornou caótico com a chegada de Belo Monte; a empresa afirma ainda que a Lei Municipal 3086 proíbe o trânsito de carroça no centro da cidade, mas os trabalhadores informam que essa lei ainda não está regulamentada e que ela restringe o trânsito apenas em determinados horários; por fim, a Norte Energia diz que a atividade dos carroceiros exige um ordenamento, e isso cabe à Prefeitura. Assim ela se exime de toda e qualquer responsabilidade com essas famílias. 

Os participantes da reunião, que ocorreu na Casa de Governo, exigiram um ‘aperfeiçoamento’ do estudo, considerando principalmente as perdas que os trabalhadores tiveram até hoje, com as compensações,  e os meios de organização coletiva dos trabalhadores para a continuidade da atividade. Henrique e Eduardo, representando o IBAMA, estavam presentes e concordaram com esse encaminhamento, ficando um grupo de trabalho para aprofundar o assunto.

Os carroceiros vão participar do encontro dos lutadores amanhã, primeiro de maio, quando vai se reunir a coordenação ampliada que vem conduzindo a luta em Belo Monte.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.