Governo conclui retirada de não índios de Reserva Awá-Guajá

Criança Awá. Foto: Survival
Criança Awá. Foto: Survival

Mariana Jungmann – Repórter da Agência Brasil. Edição: Valéria Aguiar

A Terra Indígena Awá Guajá, no Maranhão, foi totalmente desocupada por não índios, como informou na semana passada um comunicado da Fundação Nacional do Índio (Funai). O governo brasileiro vinha promovendo uma operação de desintrusão na reserva desde janeiro deste ano, em cumprimento a uma decisão judicial. Na terça-feira (15), um juiz federal e um procurador federal foram até a Aldeia Juriti,  entregar aos awá-guajá o auto de desintrusão, que atesta a total retirada dos não índios da terra.

Os índios da etnia Awá-Guajá tiveram contato recente com a civilização e muitos vivem em total isolamento. Segundo a Funai, os que tiveram contato somam pouco mais de 400 pessoas e a etnia vive em outras três terras indígenas no Maranhão, na região da Reserva Florestal Gurupi. Eles falam tupi-guarani e vinham sofrendo fortemente o impacto do contato com não índios, o que os colocou sob ameaça de extinção. A situação chamou a atenção de organizações internacionais que vinham promovendo campanhas mundo afora alertando para episódios de violência na região e pedindo a retirada dos não índios da área.

A reserva tem cerca de 100 mil hectares (1 hectare equivale à medida de um campo de futebol oficial) e vinha sendo ocupada por pequenos agricultores, posseiros e madeireiros. Eles receberam notificação para deixar a área e tiveram prazo de 40 dias antes que as casas, estradas e cercas fossem destruídas. A estimativa é que 30% do território já foram desmatados, onde os agentes do governo federal observaram a presença de grandes propriedades. Uma vistoria realizada por representantes de diversos órgãos que participaram da operação atestou que a desintrusão estava completa.

A força-tarefa interministerial que coordenou a operação permanecerá na região até quarta-feira (30). Eles contam com o apoio da Força Nacional de Segurança e das Forças Armadas para evitar que os não  índios retornem para a reserva. A Funai também têm uma estrutura de proteção montada numa base de operações ao norte, onde existia o povoado de Vitória da Conquista. Lá existem cancelas e sinalização sobre o território.

Comments (1)

  1. É uma pena que ao assegurar corretamente o direito dos Awá,o Governo tenha simplesmente despejado inúmeras famílias extremamente pobres,augumas com crianças doentes,como se ver ao andar nos povoados próximos para onde foram transportadas.O blog do Luciano Tavares mostra um desses casos

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.