Alceu Castilho: Eu tenho vergonha. Tenho profunda vergonha. E você?

Enterro de Denilson Barbosa, de 15 anos, cujo corpo a juíza Raquel Domingues do Amaral Corniglion quer seja desenterrado pelos Guarani-Kaiowá até amanhã, para que as terras sejam "devolvidas" a seu assassino confesso, Orlandino Gonçalves Carneiro. Foto: Ruy Sposati
Enterro de Denilson Barbosa, de 15 anos, cujo corpo a juíza Raquel Domingues do Amaral Corniglion determinou fosse seja desenterrado pelos Guarani-Kaiowá, e as terras ,”devolvidas” a seu assassino confesso, Orlandino Gonçalves Carneiro. Foto: Ruy Sposati. (T.P.)

Eu tenho vergonha. Tenho profunda vergonha. E você, tem profunda vergonha?

Em meio a esse extermínio, de 514 anos. Você dorme com a consciência tranquila, em relação a esse massacre?

Eu tenho vergonha e o convido, nos próximos 4 anos, nos próximos 14 anos, a não ser cúmplice. Hoje é Dia do Índio.

Todo dia é dia de não sermos cínicos. A não ser que aceitemos – esse escárnio, essa violência, essa aceitação do torpor.

Você. Branco. Negro. Amarelo. Você, do lado dominante do território (ainda que nem tanto), aceita essa política de anulação geral e irrestrita de uma cultura? Uma… De centenas de culturas?

Nós, que embrutecemos tanto, nós espoliamos. Nós agredimos, nós matamos – nós ignoramos.

E agora eles só têm o dia 19 de abril. Eles só têm o nosso escárnio, eles só têm a nossa indiferença.

E eles continuam sendo dizimados, atropelados (literalmente), assassinados, vilipendiados.

E mesmo assim eles representam aquilo que gostaríamos de ter sido. Uma humanidade menos refém. De seus venenos, de suas enganações.

Não, eu não acho que, essencialmente, cada indígena seja superior a qualquer branco distraído. Eu acho que, na essência, os povos indígenas (como conjunto da obra, como humanidade) enxergaram mais longe.

Dialogaram mais com o conjunto. Com o planeta. De uma forma mais distante deste nosso suicídio coletivo.

Hoje é dia 19 de abril. E eu tenho vergonha. Os Castilhos e Machados exterminaram vocês, nações indígenas. Nós, filhos dos Carvalho e filhos dos espoliados, resistimos. Ou pelo menos tentamos – esboçamos.

Minha face que não seja cínica está a favor dos Tenharim, dos Tupinambá de Olivença, dos Terena, dos Kaiabi, dos Guarani-Kaiowá, dos Tenetehara. Ela se ruboriza por mais de 200 nações indígenas – atacadas e escanteadas e plenas.

E mal consegue balbuciar seus mais de 180 idiomas. Eu, nós, os entorpecidos.

Hoje é o Dia do Índio. Você encostou bem hoje a cabeça no travesseiro?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.