Moção de apoio ao Povo Indígena Tenharim de Humaitá/AM

Foto: internet
Foto: descoberta na internet, em janeiro de 2014. Autoria desconhecida

Moção aprovada na reunião da direção da Central Sindical e Popular-Conlutas e também no Encontro Nacional de Movimentos Populares, realizados respectivamente nos dias 21 e 22 de março de 2014, ambos em São Paulo. 

“As entidades e movimentos sociais reunidos no Encontro Nacional “Na Copa vai ter luta” manifestam sua solidariedade e apoio à luta dos povos indígenas Tenharim, da região de Humaitá, no estado do Amazonas.

Recebemos a denúncia de que os direitos constitucionais dos Tenharim estão sendo brutalmente atacados. Assassinatos, invasão das terras indígenas, ausência de políticas públicas e defesa das comunidades, sucateamento dos órgãos responsáveis pela defesa dos direitos indígenas, dentro outras medidas, foram denunciadas em nosso Encontro.

Em um país cuja sociedade historicamente luta contra o autoritarismo, abuso de poder e repressão, não é aceitável que os governantes mantenham práticas de retrocesso sobre os direitos das minorias étnicas, para atender às pressões dos grupos econômicos, e, ao mesmo tempo, intimidar os cidadãos e servidores públicos que, no cumprimento de suas obrigações, denunciem essas injustiças e violações de direitos.

São Paulo, 22 de março de 2014″.

Assinam:

CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular)
Jubileu Sul
Condsef – Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais
A CUT Pode Mais\RS
Feraesp – Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo
Fenasps – Federação Nacional dos Servidores da Previdência e Assistência Social
Andes-SN – Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior
Sinasefe – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica
FNTIG – Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas
FNP – Federação Nacional dos Petroleiros
Conafer – Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais
Cobap – Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas
ANEL – Assembleia Nacional de Estudantes Livre
MTL – Movimento Terra, Trabalho e Liberdade
Movimento Luta Popular
Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe
Movimento Mulheres em Luta
Coletivo Construção
Juntos

E ainda:

Asfoc, Sindicato dos Metroviários de São Paulo, CPERS, Simpe (RS), APCEF (RS), Sindserf (RS), Sindjus (RS), Sindicato dos Aeroviários (RS), Sindsef SP, Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos MG; Movimento Nacional de Oposição Bancária; FAFER SE; ADMAP/SJC; Sindicato dos Bancários/RN; Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém; Sindicato dos Comerciários de Passo Fundo; Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu; Sindicato dos Trabalhadores da Confecção Feminina de Fortaleza; Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza; Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Vale do Paraíba; Sindicato dos Gráficos MG; Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Sindicato Metabase Congonhas; Sindicato dos Metalúrgicos de Divinópolis; Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Preto; Sindicato dos Metalúrgicos de Pirapora; Sindicato dos Metalúrgicos de São João Del Rei; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bayeux; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Limoeiro do Norte; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixerê; SIMPERE/PE; SINDEESS/BH; SINDICAIXA; SINDIPETRO/AL-SE; SINDJUS/AL; SINDPPD/RS; SINDREDE/BH; SINDSAÚDE/RN; SINDSERM/TERESINA; SINTRAJUD/SP; SINTRAJUFE/MA; SINTRO/CE; SINTTEL/PA; SINTUSP; SINTETI/Fortaleza; Sindicato dos Metalúrgicos de Itaúna; SINTIMEL/Valadares; SINDECE; Sindicato dos Metalúrgicos de Barão de Cocais/MG; SINDSAÚDE/Contagem; SINDVIGILANTE/CE; MUST-Pinheirinho; ADUNEB; SINDJUFE/BA; SINDIPREV/AL; Oposição Alternativa APEOESP; SINDTEST/PA; Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Roraima; SINDSPREV/RJ; SINTEPP/PA; Sindicato dos Bancários de Bauru; APRUMA; ADUFPA; SINDSERM/Betim; SINSPREV/RS; Sindicato dos Gráficos/DF; ADUFS/BA; SINDIUTE/JF; Coletivo de Artistas Socialistas; SINDMETRO/RS; Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Pernambuco.

Comments (2)

  1. Ótima, Gleice! E ela ainda ganhou uma bela instrução, postada pela Ana Paula, desta velha Tenharim que descobri e simplesmente adoro!
    Como não postei, não sei como a notícia chegou, mas com certeza veio sem maiores detalhes quanto ao Encontro a data etc, ou ela teria postado. Vou acrescentar rapidamente uma ‘cabeça’.

  2. A presente Moção foi apresentada e defendida por mim na reunião da direção da Central Sindical e Popular-Conlutas, realizada no dia 21.03.2014 e também no Encontro Nacional de Movimentos Populares, realizado no dia 22.03.2014, ambos em São Paulo. Em ambos eventos fiz intervenção no sentido de explicar que a luta dos povos indígenas é também uma luta do movimento sindical e popular pois trata-se também de um setor da sociedade historicamente explorado e oprimido e mais ainda quando se trata do caso dos irmãos Tenharim que vivem hoje num verdadeiro regime de aparthaid, têm 5 pessoas presas há mais de 90 dias com acusações que não se sustentam e num julgamento parcial e que condena à priori todos os povos indígenas da região de Humaitá, sul do Amazonas. Meu entendimento, e do plenário dos dois eventos que aprovaram a referida Moção, é de que a unificação das lutas é uma tarefa urgente e que certamente nos fortalecerá a todos. Registre-se que esse propósito faz parte do Plano de Lutas que consta na Resolução dos eventos mencionados.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.