Semana dos Povos Indígenas de 2014 – Apurinã: Povo do Awiry

Apurinã 1

 

Foto e criação: Ana Patrícia (Patira) Ferreira

O caderno da Semana dos Povos Indígenas de 2014, com o título Apurinã: Povo do Awiry, tem como tema a cultura, a história e a luta desse povo, que vive nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

Um dos aspectos significativos da cultura Apurinã é sua forte relação com Tsura, Deus Criador de todas as coisas, da terra, do rio, da floresta e dos povos. Tsura deixou a mata e o rio para morada e sustento do povo Apurinã. Deixou também o awiry, uma planta medicinal utilizada na cura. Essa planta é tão importante, que são conhecidos como povo do awiry. 

Outro bem precioso dos Apurinã é sua língua. Ela guarda a forma de contar, dançar, sentir e viver a sua cultura, por isso há um intenso processo de sua revitalização.

O modo de ser e viver dos Apurinã leva-nos á reflexão. Sua sabedoria é fonte de aprendizagem para toda a sociedade nacional. Este material convida-nos para ampliar o conhecimento sobre estes povos e sobre a realidade brasileira caracterizada pela pluralidade étnica e cultural.

A primeira parte do caderno é elaborada para crianças. A segunda volta-se para o público juvenil, servindo também como fonte de informações para as pessoas que irão orientar as atividades. A terceira parte traz orientações de como trabalhar com o caderno e o cartaz. Os textos e os cadernos elaborados pelos Apurinã, bem como informações complementares, podem ser encontrados no site www.comin.org.br

Apurinã 2

Apurinã 3

Apurinã 4

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.