Indígenas fazem mobilização em Curitiba pela melhoria da saúde

arpin sul (Copy)Órgão responsável pelo cuidado da saúde indígena está sem profissionais desde semana passada

Arpin SUL

Desde a última terça-feira (25), lideranças indígenas de São Paulo estão em Curitiba para serem atendidas pelo Coordenador da Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESAI), Paulo Camargo. Porém, ao chegarem à Secretaria, não havia funcionários na cidade, e desde então, não tiverem nenhum posicionamento oficial do órgão.

Durante esta segunda-feira (31) a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul – ARPIN SUL está em reunião com as lideranças e representantes das comunidades indígenas para auxiliar a manifestação que acontecerá em frente à sede da SESAI, em Curitiba. Dentre as reivindicações, como, o atendimento precário, a falta de profissionais e remédios para o atendimento das comunidades e a saída do Coordenador, Paulo Camargo está entre as necessidades primordiais do movimento. 

“Nós estamos aqui desde terça-feira e até sexta-feira nós não fomos atendidos. Quando chegamos na SESAI não havia funcionários e estava tudo fechado. Essa semana a gente vai esperar os parentes. Porque já tentamos negociar, mas agora não queremos mais conversa”, declarou o Cacique Awa.

Durante o dia, dezenas de representantes indígenas das comunidades do PR, e de toda a região sul, estarão se mobilizando para aderir à manifestação que tem inicio ainda nesta manhã. Segundo os representantes indígenas, eles pretendem finalizar a mobilização somente após o posicionamento oficial da SESAI.

Segundo o Cacique, está disponível para o litoral sul (do qual abrange as regiões das comunidades) R$ 24.653.927, 71, e até o momento não foi repassado nada para a melhoria e o desenvolvimento da saúde nas comunidades. “Nós queremos aquilo como era antigamente quando ainda era FUNASA, com remédios na farmácia, cesta básica, viatura nas aldeias, saneamento básico, entre outras necessidades que não têm sido respeitadas”, afirma o Cacique Awa.

O Cacique afirmou ainda que os profissionais indígenas que atuam na ponta, estão sendo retirados de seus ofícios e os não indígenas estão ocupando essas vagas. E reiterou ainda que os caciques e lideranças não estão sendo consultados em relação a estas alterações.

Contatos para imprensa:
Lideranças Tupi-Guarani
Tenon: (13) 99703-9179
Donizete: (41) 9527-2577

ASCOM Arpin Sul
41-3092-4097
41-9132-4102 (vivo)
41-8781-9191 (claro)

Endereço SESAI (local da mobilização): Rua Candido Lopes, 208.

Comments (1)

  1. Este é mais um absurdo inexplicável, como todos os outros que acometem a saúde indígena em todo o país. Até quando o governo vai continuar insensível, e manter a atual coordenação da SESAI de Brasília, enquanto se multiplicam as denúncias de corrupção e incompetência em todas as instâncias do órgão pelo Brasil?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.