Vergonha: “Prefeitura do Rio e Defensoria Pública mentem sobre demolições de casas na Vila Autódromo”

logo Defensoria Pública RJNota do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas no Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio e Defensoria Pública mentem sobre demolições de casas na Vila Autódromo

  • Farsa contada aos moradores e à imprensa de que entrega de chaves estava proibida por liminar
  • Demolição começa hoje, desrespeitando direitos dos moradores que querem ficar

A Prefeitura do Rio e a Defensoria Pública do Estado do Rio se uniram para criar uma falsa versão a respeito da demolição das casas da Vila Autódromo, na Zona Oeste do Rio. Havia uma liminar na Justiça determinando que as casas desocupadas pelos moradores que desejam ir para o condomínio Morar Carioca só poderiam ser demolidas após a apresentação de um plano de urbanização para os que desejam ficar. Em nenhum trecho ela impedia a mudança daqueles que querem sair. A prefeitura, porém, afirmava que, com a decisão, não poderia entregar as chaves dos novos apartamentos, numa tentativa de criar atritos entre os moradores que desejam sair e os que querem ficar.

O caso se torna ainda mais absurdo ao se analisar a atuação da Defensoria Pública. A liminar que impedia a demolição havia sido conseguida pelo trabalho da própria Defensoria, que atuava para aqueles que decidiram ficar na comunidade não fossem obrigados conviver com os escombros e lixos deixados pela prefeitura sempre que realiza remoções. Nunca houve atuação para não permitir a saída daqueles que assim desejam. Mas, pela primeira vez na história do Judiciário Brasileiro, o próprio defensor-geral Nilson Bruno interferiu no caso, pedindo a derrubada da liminar. Essa atitude é, no mínimo, irregular, uma vez que ele passou por cima dos defensores que cuidavam do caso, que deveriam ter autonomia.

Defensoria ou Procuradoria?

Ao divulgar a derrubada da liminar, a Defensoria Pública ainda omite informações que mostram bem que sua atuação se assemelha mais à da Procuradoria do Município. A reunião ocorrida entre 100 moradores da Vila Autódromo com Nilson Bruno, na terça-feira, contou com dois ônibus fretados pela sub-prefeitura do Rio para levá-los da Zona Oeste ao Centro. A falta de respeito com o trabalho dos defensores comprometidos com o caso e de compromisso com a verdade é tão grande que a Defensoria não se furta de publicar a mentira em sua própria página no Facebook, na qual afirma:

“Por meio do Núcleo de Terras e Habitações (Nuth) e do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), a Defensoria entrou na Justiça com pedido de suspensão parcial da liminar que não deixava os moradores efetuarem a mudança”.

Com essa união entre Prefeitura e Defensoria, são os moradores da Vila Autódromo que saem derrotados. Tanto os que desejam sair, pois foram chantageados e forçados a acreditar na mentira de que só poderiam receber suas chaves com a derrubada da liminar, quanto os que querem ficar, que veem seu justo pedido por um plano de urbanização, que não os obrigue a ter suas condições de vida pioradas drasticamente, sendo derrubado sob falsos pretextos.

Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Leia a matéria divulgada pela dpge rio de janeiro no Facebook:

“Defensoria Pública derruba liminar que impedia mudança de 300 famílias da Vila Autódromo para o Parque Carioca”

Comments (5)

  1. A HORA DO PREFEITO PÃES TA CHEGANDO A SUA PRESSA E POR CAUSA DAS ELEIÇÕES PMDB NÃO PODEMOS VOTAR NESSA SIGLA COM CERTEZA O PEZÃO JA ERA OU GAROTINHO OU CRIVELLA E O NOSSO PREFEITO NÃO VAI MAS TER APOIO POLITICO POIS SÃO PARTIDOS OPOSTOS AO PMDB QUE SEMPRE PREJUDICOU O BRASIL COM ESSES CANDIDATOS QUE ELES FORMAM COMO E O CASO DO EDUARDO PÃES NÃO GOSTA DE POBRE E PERSEGUE ESSA CLASSE SE FEZ MELHORIA PARA O MUNICIPIO QUALQUER PREFEITO FARIA POS ESTAMOS EM ANO DE COPA E PROXIMO AS OLIMPIADAS MENTIU PARA NOS MORADORES DE VILA AUTODROMO FALOU QUE OS APARTAMENTOS PODERIAM SER VENDIDOS TROCADOS DADOS E ALUGADOS TUDO FARÇA E QUE PAGAR MIXARIA NOS TERRENOS DAS PESSOAS DOADO PELO ESTADO POR 99 ANOS PERGUNTA SE A CASA DELE TA SENDO VENDIDA POR 100 MIL REAIS PERGUNTA SE ELE ACEITA

  2. ESSE RAPAZ NILSON BRUNO DEVE SER PROCURADOR DO ESTADO E MUNICIPIO TA NA FUNÇÃO ERRADA HOUVE TOTAL MA FE DO MESMO COM NOS MORADORES DA VILA AUTODROMO CADE NILSON SEU JURAMENTO DE FE QUE VC FEZ SEU FOSSE O SR IRIA TRABALHAR NA POLITICA APROVEITA A JANELA E SE CANDIDATE A VEREADOR

  3. Quando pensamos que vimos de tudo acontece uma atitude desse nível, esse coordenador Nilson Bruno “deve” estar comprometido com o prefeito até o cabelo do …(vocês sabem da onde). Como é que pode um coordenador trair e tirar toda autonomia daqueles que estavam cumprindo com suas obrigações e deveres de uma forma rara nesse país? O desespero do prefeito e agora vimos também desse coordenador Nilson Bruno é bem transparente (enfim mostrou sua cara) e não temos dúvidas que essa corja irá fazer de tudo para atingir seus objetivo mais sordidos, passando por cima de tudo e de todos como uma TERRA SEM LEI(o rio).
    Vamos sacudir a poeira e continuar a luta NUNCA NOS DEMOS POR VENCIDO e não vai ser agora por causa de uma sujeirada desse coordenador que vamos desanimar.
    (Será que ele lembra do juramento que fez em sua formatura? Ele deve ser formado né?)

  4. Quando pensamos que vimos de tudo acontece uma atitude desse nível, esse coordenador Nilson Bruno “deve” estar comprometido com o prefeito até o cabelo do …(vocês sabem da onde). Como é que pode um coordenador trair e tirar toda autonomia daqueles que estavam cumprindo com suas obrigações e deveres de uma forma rara nesse país? O desespero do prefeito e agora vimos também desse coordenador Nilson Bruno é bem transparente (enfim mostrou sua cara) e não temos dúvidas que essa corja irá fazer de tudo para atingir seus objetivo mais sordidos, passando por cima de tudo e de todos como uma TERRA SEM LEI(o rio).
    Vamos sacudir a poeira e continuar a luta NUNCA NOS DEMOS POR VENCIDO e não vai ser agora por causa de uma sujeirada desse coordenador que vamos desanimar.
    (Será que ele lembra do juramento que fez em sua formatura? Ele deve ser formado né?)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.