Tecendo relações além da aldeia

Clique na imagem e acesse a publicação em PDF
Clique na imagem e acesse a publicação em PDF

COMIN

É com este título que a publicação – Artesãos Indígenas em Cidades da Região Sul – acaba de ser editada por representantes Kaingang, Guarani, Pataxó Hãhãhãe e o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN).

A cartilha tem como objetivo principal promover um melhor conhecimento e maior compreensão sobre a presença e permanência temporária de famílias indígenas artesãs nas cidades da Região Sul. Mostra a importância cultural, social e econômica que esta forma de comercializar o artesanato, e de caminhar no tempo e no espaço, tem na vida das comunidades kaingang e guarani. Coloca também algumas das dificuldades que elas enfrentam durante a sua estadia fora da aldeia.

Finalmente, alerta sobre a necessidade urgente, e demanda para a sociedade e suas instituições, de estabelecer uma melhor relação e tratamento, assim como de condições mais adequadas que respeitem os seus direitos como cidadãos e povos tradicionais diferenciados no seu modo de ser, estar e se relacionar com o mundo.

O direito à diferença, como um direito humano fundamental na perspectiva de uma sociedade plural, constitui o horizonte norteador deste trabalho, e é o que os seus autores: Lucia Fernanda Jófej, Sueli Krengre Cândido, Alexandra Carvalho de Palazuelos, Miguel Rãrir Ribeiro, Joel Kuaray Pereira, Zico Fojit Ribeiro, Merong Tapurumã e José Manuel P. Palazuelos Ballivián, buscam promover, defender e transmitir para a sociedade através dos artigos que compõem o conteúdo desta nova obra.

A publicação teve como revisores Renate Gierus, Coordenadora Programática do Comin e a Erny Mugge. Também contou com o apoio financeiro da Federação Luterana Mundial (FLM), a Ajuda da Igreja da Noruega (AIN) e o Departamento de Assuntos Indígenas (DAI) da Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura (ISAEC); ficando sob responsabilidade da Editora OIKOS a sua impressão, em São Leopoldo.

Dados da publicação: Tecendo relações além da aldeia: artesãos indígenas em cidades da região sul. / Organizador José Manuel Palazuelos Ballivián. São Leopoldo: Oikos; Comin, 2104. 40 p.; 15 x 21 cm. ISBN 978-85-7843-374-1.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.