Começa amanhã a segunda etapa preparatória do Seminário Internacional Carajás 30 anos

Seminário Carajás 30 anos

Santa Inês sediará dois dias de evento que discute sobre os 30 anos do Programa Grande Carajás

Seminário Internacional Carajás 30 anos: resistências e mobilizações frente a projetos de desenvolvimento na Amazônia Oriental, esse é o tema do seminário que terá culminância nos dias 05 a 09 de maio de 2014, na Universidade Federal do Maranhão, campus do Bacanga, em São Luís – MA. Mas o evento já acontece desde o ano passado com a realização de etapas preparatórias em cidades do Maranhão e Pará.

São seminários regionais que discutem de forma crítica os 30 anos do Programa Grande Carajás e suas implicações sociais, culturais e econômicas no Brasil e no mundo. Nos próximos dois dias (21 e 22) ocorre em Santa Inês, cidade do oeste maranhense, a segunda etapa do seminário. Em paralelo ocorre mais uma etapa regional, na cidade de Marabá – PA. A primeira etapa ocorreu em Imperatriz – MA e contou com um público de aproximadamente 400 pessoas.

A última etapa será realizada na capital paraense, Belém, de 09 a 11 de abril. Com isso, serão quatro seminários regionais realizados que culminarão com um evento de cunho internacional e contará com uma programação vasta de cinco dias. “O intuito é discutir criticamente o tema central do seminário, que o Programa Grande Carajás nos estados que são mais afetados, e em seguida dialogar com experiências de outros estados e países, na ideia de construir alternativas de mudança”, relata um dos coordenadores do evento.

Etapa de Santa Inês

A Sessão Pública de abertura do evento acontecerá no bairro Laranjeiras, na principal via de acesso da cidade, em seguida terá uma caminhada de deslocamento até o Sítio dos Padres, onde continua a programação do seminário que vai até o final do sábado (22).

Durante a tarde do primeiro dia, têm início os trabalhos dos Grupos Temáticos: Ambiente, poluição, saúde e conflitos ambientais; Relações de trabalho; Questão agrária, mineração e questão urbana; Criança, juventude, geração, gênero e diversidade sexual; Comunidades Tradicionais e povos indígenas: formas e estratégias de resistência e organização popular, violência e repressão e; Responsabilidade Social e Ambiental de empreendimentos e estratégias de cooptação de organizações sociais.

O primeiro dia de atividades do Seminário encerra com a exibição da peça “Buraco, um panfleto profundo”, já exibida com sucesso nas cidades de Açailândia, Imperatriz e Buriticupu. A peça estará em cartaz em um dos ponto de grande movimentação na cidade, Praça da Matriz, às 19h30.

No dia seguinte continua a programação com a socialização das discussões nos GTs, oficinas, minicursos e a Mesa Redonda “Resistências e Mobilizações frente aos Projetos de Desenvolvimento no Vale do Pindaré e Alto Turi” (com Helciane Araújo/UEMA, István Vargas/UFMA, Noé Maciel/MST e Luiz Vilanova, de Buriticupu).

Durante o evento acontecerão ainda mostras de filmes, dinâmicas de grupo e avaliação das atividades desenvolvidas durante a etapa local do Seminário Carajás 30 Anos.

Mais informações: http://www.seminariocarajas30anos.org

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Edmilson Pinheiro.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.