BA – Jovem é linchado por populares que o confundiram com bandido. E médica se recusa a tratá-lo pelo mesmo motivo

Jevanilson Rios Santos, 20 anos, chegou em estado grave ao hospital
Jevanilson Rios Santos, 20 anos, chegou em estado grave ao hospital

Até onde vamos? TP.

Por Alean Rodrigues, de A Tarde/Feira de Santana

Está internado em estado grave no Hospital Geral Clériston Andrade o soldador Jevanilson Rios Santos, 20 anos, vítima de espancamento. O jovem foi barbaramente agredido por populares na noite de quinta-feira, 13, após ser confundido com um assaltante. A agressão aconteceu no Povoado de Mercês, no município de São Gonçalo dos Campos (a 108 km de Salvador), quando o jovem acompanhado de um amigo teria ido encontrar uma namorada.

De acordo com familiares, os jovens, que residem no distrito de Humildes, em Feira de Santana, teriam ido ao povoado e sido abordados por várias pessoas que acreditavam que fossem assaltantem. “Eles estavam de moto e como eram desconhecidos na localidade foram abordados e como não puderam provar o que diziam, foram agredidos. O amigo conseguiu fugir e pedir ajuda, mas o meu filho apanhou bastante”, contou Zenilda Rios Santos, mãe do soldador.

Policiais militares que faziam ronda pelo povoado foram acionados e encontraram o jovem desacordado, levando-o para o Hospital Municipal de São Gonçalo dos Campos. “Na verdade, no povoado estão ocorrendo vários roubos de motocicletas e os moradores estão assustados. Quando viram os dois rapazes desconhecidos em uma motocicleta tarde da noite pensaram que eram assaltantes e os agrediram”, afirmou a soldado Moreira, que atendeu a ocorrência.

A policial informou ainda que todos os indícios dão conta de que houve uma confusão em relação aos jovens, já que os mesmos não possuem ficha criminal e a motocicleta utilizada estava em nome de um deles. “Mas não posso afirmar nada, cabe à polícia civil investigar”, frisou.

A delegada Cristiane Oliveira informou que, até o momento, não há nenhum fato que comprove o envolvimento do jovem em delitos, mas que irá investigar o caso. “A princípio, tudo indica que eles foram confundidos, mas iremos investigar todas as informações e tentar identificar os autores do espancamento”, informou.
Jevanilson está em estado grave e até o fechamento da matéria estava aguardando para fazer uma tomografia.

Confusão

Mas a família de Jevanilson Rios Santos passou por outro problema. Na madrugada desta sexta ele foi transferido em uma ambulância da cidade de São Gonçalo dos Campos para o HGCA mas, chegando à unidade, segundo os familiares, a médica de plantão, identificada pelo prenome de Cláudia, se recusou a receber o paciente. Ele passou cerca de 40 minutos na porta do hospital para poder ter atendimento.

“A enfermeira entrou e disse que não iria receber, que voltasse para a unidade de onde veio. Fui lá e conversei com ela, que me disse várias vezes que não podia fazer nada, que o problema era do médico que fez o primeiro atendimento. Só depois que fizemos um barulho na porta, é que o meu sobrinho foi colocado para dentro”, disse o tio do soldador, Raimundo Borges Rios.

Zenilda Rios, mãe do jovem, contou que a médica teria se recusado a prestar o atendimento alegando que o rapaz era bandido. “Ela disse que quem cuida de bandido é a delegacia, mas meu filho não é bandido, é trabalhador e nunca pisou em uma delegacia, e mesmo que fosse ela é médica e teria que dar o atendimento pois ela recebe é para isto”, desabafou, bastante emocionada.

A confusão foi parar na delegacia, tanto a médica como os familiares prestaram queixa no Complexo Policial Investigador Bandeira. O teor das queixas não foi informado.

Através da assessoria de comunicação, a direção do HGCA informou que não irá se pronunciar até a apuração total dos fatos.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.