Abril Indígena Avança em Políticas Públicas

50Nesta terça-feira (11), a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul se reuniu com representantes da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), para iniciar as estratégias de elaboração da Conferência da Cultura Indígena conforme o Sistema Nacional de Cultura

ASCOM ARPIN SUL – Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul

Durante o encontro também foi firmada a parceria para a realização do Abril Indígena e na execução da I Conferência dos Professores para capacitação e aprimoramento do ensino da cultura indígena em salas de aula.

O Sistema Nacional de Cultura integra as metas e ações do Plano Nacional de Cultura (PNC), do qual estabelece as diretrizes e ações de incentivo à cultura. O objetivo é organizar as políticas culturais de forma descentralizada, dando continuidade a elas independentemente de mudanças governamentais. E também visa possibilitar mecanismos de gestão e de investimento na cultura com transparência, por meio do controle social dos recursos e das políticas implementadas. Além de universalizar o acesso a bens e serviços culturais e o fomento à produção.

A Conferência da Cultura Indígena está prevista para ser realizada em Curitiba entre os dias 18 de abril e 25 de maio. Em breve será aberto o fórum para compartilhar as informações sobre a Conferência após a publicação no Diário Oficial.

Comparecerão a reunião o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, os Assessores de Relações Institucionais da FCC, Elton Barz e Desiree Dias Fabri, a Produtora Cultural e Pesquisadora Indigenista, Jussara Nascimento, o Coordenador da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul, Marciano Rodrigues e o Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Cultura e Membro do Colegiado Setorial de Culturas Indígenas, Cretã Kaingang.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.