Congresso Indígena Intercultural: Campanha de Artes de Resistência dos Povos do Maraká’nà

Congresso Maracanã

Convidamos a todas as pessoas, artistas e ativistas, a participarem da Campanha de lançamento do 1º Congresso Intercultural dos Povos do Maraká’nà – Coirem. Inscrição de trabalhos entre os próximos dias 10 até 25 de março.
O Congresso, que envolverá movimentos de resistência dos povos indígenas, quilombolas, artesãos do Brasil, da América Latina e do mundo, ocorrerá na primeira quinzena de maio próximo.

Esta Campanha visa abrir espaço para a participação ampla de todas as pessoas que quiserem contribuir com a produção de trabalhos artísticos para:

1. Constituição da Identidade Visual do Coirem;
2. Logomarca do Coirem;
3. Plano de fundo do site, fanpage etc;
4. Programação visual dos cartazes;
5. Programação visual de folhetos de programação e demais publicações;
6. Ambientação dos espaços do Coirem

Todos os trabalhos, que conforme critérios de não opressão e respeito às diferenças (conforme apreciação da Organização do Coirem) serão expostos no Congresso e nas páginas do evento. A definição dos trabalhos e da identidade visual do Coirem poderá resultar da escolha de diversos trabalhos, de forma a constituir uma identidade visual que contemple o maior número possível de participantes.

Os interessados poderão consultar informações e referências sobre o Congresso e ou correlacionadas a ele nas redes sociais (no Facebook) nas páginas (fanpages) provisória do Coirem; da Resistência Aldeia Maracanã; nos perfis Aldeia Rexiste; Acampamento Indígena; Aty Guaçu; entre outros sites e páginas correlacionados.

Serão aceitos trabalhos feitos sobre quaisquer bases materiais: desenho, pintura, editoração eletrônica, fotografia, escultura, design, etc,

As inscrições de trabalhos poderão ser feitas entre os dias 10 e 25 de março. A Organização do Coirem se reserva a possibilidade de fazer escolhas de trabalhos para a composição de materiais de comunicação antes do término do período de inscrições. Ressalvando que a seleção final será feita após o dia 25 de março.

Os trabalhos poderão ser inscritos pelo e-mail [email protected], ou entregues na Escola Livre Vieira da Silva (link), na Associação de Docentes da Universidade Rural (ADUR), ambas no campus Seropédica da UFRRJ, na Teko Haw Cayuré Imana – Rua Nova Maracá, 07 – próximo a Estação de Metrô de Thomaz Coelho – Linha 2, ou junto a qualquer participante do Muitiró de organização do Coirem, sob sua responsabilidade.

Todos os trabalhos inscritos deverão ceder o direito de uso dos trabalhos estritamente para fins de comunicação do Coirem.

Resumo sobre o Coirem

O 1º Congresso Intercultural da Resistência dos Povos Indígenas e Tradicionais do Maraká’nà – COIREM – é uma iniciativa de diversos movimentos sociais, de povos indígenas e tradicionais com o objetivo de unir e fortalecer a resistência contra modelo dominante de desenvolvimento capitalista no Brasil, na América Latina e no mundo, em torno de uma pauta comum de lutas, reconhecendo e dando visibilidade aos processos de opressão e genocídio desencadeados contra as minorias sociais. E, em contraposição, organizando as comunidades tradicionais em conjunto com o movimento popular para ações efetivas de defesa da posse dos seus respectivos territórios originários, assim como a autonomia de gestão dos povos originários.

Convidamos a todos as resistências do Brasil, das Américas e do mundo a estarem presentes e compartilharem sua cultura, valores e experiências de luta e preservação de seu modo de vida. E, também, a assumirem e contribuírem na construção da primeira Universidade Intercultural dos Povos Indígenas e Tradicionais do Brasil.

O evento será composto por palestras, debates, mesas-redondas, plenárias, oficinas, exibição de painéis e muitos espaços de intercâmbio cultural. De forma a possibilitar o fortalecimento das lutas dos povos originários de defesa de seus valores, culturas e garantia do território de suas aldeias, quilombos e de retomada de suas Tekoha (território ancestral em processo de conflitos e de reconquista).

O Coirem acontecerá em diversos espaços de formação superior do Estado do Rio de Janeiro no período entre 19 de abril e 20 de maio.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.