Povo Ka’apor continua limpeza dos limites, autovigilância e fecha o maior e mais movimentado ramal de madeireiros na TI Alto Turiaçu, Maranhão

Sem título

Mesmo com uma determinação judicial de instalar Postos de Vigilância na TI Alto Turiaçu, Maranhão, o povo Ka’apor continua vendo o descaso dos órgãos responsáveis pela proteção Territorial e Ambiental dos territórios indígenas.

Há dois anos o povo Ka’apor decidiu proteger sua floresta visando a permanência de gerações futuras no território, como afirmam: “Jande ruhã ha ka’a rehe” (Nossa floresta é nosso plano de vida). Continuam realizando monitoramento territorial e ambiental com a autoidentificação dos marcos demarcatórios/limites, limpeza dos limites, autovigilância com retirada de invasores, posseiros que mantinham roças dentro da área e retirada de madeireiros.

Com a criação do terceiro Ka’a sak ha, áreas de proteção ambiental, dão continuidade à defesa de seu território, da floresta. Neste último dia 03 de março de 2014, cerca de 100 ka’apor (homens, jovens, mulheres e crianças) desarmaram pessoas e fecharam o maior e mais movimentado ramal de entrada de madeireiros em seu território, conhecido como “80”, município de Maranhãozinho.

Conseguiram fazer de forma organizada, com a presença de indígenas de todas as aldeias Ka’apor, o que o IBAMA, o Exército e a Funai não conseguiram fazer em duas operações no ano de 2013.

Com a organização interna, as famílias estão conseguindo proteger e circular livremente pelos limites em busca de alimento (caça, peixe, frutos e outros alimentos da época das intensas chuvas). Tais ações são demonstrações da inoperância do Estado em garantir a defesa e proteção dos territórios indígenas no Brasil, de que devem realizar consultas prévias aos Povos Indígenas em qualquer ação de governo e de maturidade dos povos indígenas no exercício de sua autonomia.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.