Pró-Índio disponibiliza publicações esgotadas para download

pispA Comissão Pró-Índio de São Paulo disponibilizou quatro livros esgotados para download em seu site. As publicações trazem discussões importantes dentro da antropologia e dos direitos indígenas. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre os temas e fomentar discussões na sociedade. Em breve disponibilizaremos mais publicações.

O livro A Perícia antropológica em Processos Judiciais, publicado em 1994 pela Comissão Pró-Índio, Associação Brasileira de Antropologia e UFSC trás artigos de antropólogos e juristas sobre o tema, como João Pacheco de Oliveira e Dalmo Dallari.

A publicação Índios Direitos Históricos, de 1982, conta com com apresentação de Manuela Carneiro da Cunha e traz as principais discussões do encontro realizado entre abril de 1981 com lideranças indígenas, antropólogos e missionários editadas pela equipe da Pró-Índio sob a coordenação de Lux Vidal.

Lições de Bahetá – Sobre a língua Pataxó HãHãHãi, publicado em 1982, retrata um momento histórico de retomada das terras dos Pataxó HãHãHãi. A pesquisa foi realizada neste contexto e Bahetá era a última falante da língua na época com mais de 80 anos.

Conflitos de Direitos sobre as Terras Guarani Kaiowá no estado do Mato Grosso do Sul também estava esgotado. O jurista Dalmo Dallari, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o antropólogo Antônio Brand estão entre os autores do livro. O destaque do livro são as conquistas judiciais dos Guarani Kaiowá, nos anos 1990, descritas pela Procuradora Ana Lúcia Amaral.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.