MG – Incra recebe posse de mais uma fazenda do Brejo dos Crioulos

Foto extraída do saite Quilombo Brejo dos Crioulos
Foto extraída do saite Quilombo Brejo dos Crioulos

Assessoria de Comunicação Incra/MG

O Incra em Minas Gerais (Incra/MG) recebeu, na última semana, a posse de mais uma fazenda que compõe o território da comunidade quilombola Brejo dos Crioulos, localizada entre os municípios de São João da Ponte, Varzelândia e Verdelândia, no Norte do estado.

O domínio sobre a fazenda Bonanza, de 1,4 mil hectares, avaliada em R$2 milhões, é mais uma conquista da autarquia para a regularização dos 17 mil hectares onde vivem cerca de 400 famílias descendentes de escravos.

Outras três fazendas já haviam sido concedidas pela Justiça ao Incra/MG, nas 12 ações de desapropriação por interesse social ajuizadas pela Procuradoria Federal Especializada. Outras duas ações vão ser ajuizadas após a conclusão de procedimentos administrativos.

Ao término das ações e concessão definitiva das áreas ao Incra, mediante o pagamento das indenizações aos proprietários, a comunidade Brejo dos Crioulos será titulada coletivamente em caráter inalienável.

Em Minas Gerais, há 185 processos abertos para regularizar estas comunidades. Consulte aqui as etapas da regularização dos territórios quilombolas.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Borges.

Comments (1)

  1. O conceito de descendentes de escravos para os moradores dos grupos locais que compõem a comunidade de Brejo dos Crioulos é estremamente racista e pejorativo, dado que seus antepassados, há mais de 200 anos, já viviam livre no território que vem sendo regularizado.
    Nem toda comunidade quilombola é em si de ex-escravos. Em seu passado histórico eram quilombolas no período escravista e há a hipótese de que muitos dos proto-crioulos eram africanos que fugiram à escravidão tão logo aportaram no Brasil. Como ensinaram os ensaístas, crioulos eram os africanos que chegaram ao novo mundo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.