Curso de Formação de Professores na Temática das Culturas e História dos Povos Indígenas

CupiassinaturagrandeCurso de Formação de Professores na Temática das Culturas e História dos Povos Indígenas possui como público-alvo professores da educação básica da rede pública de todas as áreas do conhecimento e tem como objetivo central contribuir para o cumprimento da Lei 11.645 – que garante o ensino de história e cultura indígena nas escolas brasileiras – por intermédio da formação docente.

O Curso terá início em abril de 2014 e será realizado a partir de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI-MEC).

O Curso, que abordará variadas questões e temas relacionados com as culturas e histórias indígenas, será desenvolvido na modalidade semi-presencial, com carga horária total de 180h, distribuídos por seis módulos, conforme cronograma abaixo. Os encontros presenciais, com carga horária de 8h cada, acontecerão mensalmente, aos sábados, na Faculdade de Educação da UFMG. A cada módulo, serão realizadas dez aulas à distância, quando serão disponibilizados textos e material audiovisual aos participantes. Também serão desenvolvidos exercícios e fóruns de discussão online, mediados por tutores à distância.

Curso de Formação de Professores na Temática das Culturas e História dos Povos Indígenas pretende atender 250 professores da educação básica que atuem na rede pública da região metropolitana de Belo Horizonte. A equipe docente do curso contará com professores da UFMG, professores e pesquisadores externos à UFMG, incluindo-se pesquisadores e professores indígenas.

Forma de participação: Os professores serão selecionados por intermédio de uma carta de intenções, com tamanho máximo de uma lauda, que deverá ser enviada para o e-mail [email protected], com as seguintes informações:

a) Os motivos de ordem profissional e intelectual que o motivaram a candidatar-se, e qual a sua perspectiva com relação ao curso;

b) Nome completo do candidato, acompanhado de e-mail e telefone;

c) Nome e endereço da escola em que atua.

Os professores selecionados serão comunicados por e-mail.

Período para envio da carta de intenções: 17 de fevereiro a 14 de março de 2014. 

Cronograma

Módulo 1: Terra e Território

Conceito de território para os povos indígenas. Modo de produção, distribuição e consumo de bens e subsistência. Dimensão simbólica e sociocosmológica do território/espaço.

Data do encontro presencial: 12 de abril de 2014.

Módulo 2: Direitos Indígenas

As mudanças instauradas após 1988. Os artigos constitucionais 231 e 232. A regulamentação dos direitos indígenas: impasses e desafios. O processo de demarcação de Terras Indígenas. Consulta Prévia: a Convenção 169 da OIT.

Data do encontro presencial: 17 de maio de 2014.

Módulo 3: Arte Indígena

O que é arte indígena? Objetos artísticos: o que representam. Produção e consumo da arte indígena pelo mundo dos brancos.

Data do encontro presencial: 9 de agosto de 2014.

Módulo 4: Narrativas Indígenas

A oralidade e os processos de produção e transmissão de conhecimento indígenas. Saberes indígenas e seus especialistas. A escola no contexto indígena.

Data do encontro presencial: 30 de agosto de 2014.

Módulo 5: Medicina Tradicional

Terapeutas indígenas: formação e atuação de especialistas. Xamanismo e cura. A relação com a saúde ocidental.

Data do encontro presencial: 20 de setembro de 2014.

Módulo 6: Iniciativas Indígenas

Autoria Indígena, Web Indígena. Organizações Indígenas. Projetos econômicos. Índios e as Eleições.

Data do encontro presencial: 25 de outubro de 2014.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Pablo Matos Camargo.

Comments (2)

  1. Sou advogada, fiz letras (2º anos e até o 1º anos de Pedagogia) Dei aula de Direito e legislação , pois sou formada em direito.

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