PA – Madeireiros distribuem armas e mandam atirar e jogar caminhões em cima dos colonos. Isso, sim, é terrorismo!

Toras armazenadas na Rebio do Gurupi. Foto: Nelson Feitosa
Toras armazenadas na Rebio do Gurupi. Foto: Nelson Feitosa

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Através de Felipe Milanez e do sociólogo Paulo Oliveira, chegam novas notícias dos arredores de Monte Alegre, Pará. De acordo com elas, os madeireiros estão distribuindo munição e armas para os caminhoneiros de toras, com a instrução de, se encontrarem barricadas, ‘atirar nos colonos e jogar o caminhão em cima do povo’.

Na manhã de hoje, bem cedo, os madeireiros ameaçaram de morte o Presidente da Associação dos Produtores Rurais Matona Serra Azul, Sr. Nanam, uma das principais lideranças da resistência contra o desmatamento ilegal de uma das áreas mais preservadas do oeste do Pará.

Revoltados com as ameaças e com a ação dos madeireiros, os colonos decidiram se reunir na boca do km6 da estrada de Monte Alegre, com o intuito de criar uma barreira humana até a chegada das autoridades responsáveis, que já foram avisadas da possibilidade de confronto a qualquer momento.

Paulo Oliveira solicita o apoio de entidades nacionais e internacionais, assim como de autoridade federais, para evitar um possível massacre, como Eldorado dos Carajás, e garantir a vida do Sr. Nanam. Contatos de ajuda podem ser feitos pelo celular 093-9166-8909.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.