Comissão Nacional da Verdade ouve indígenas de MS sobre violação de direitos entre 1946 e 1988

1743634_788643407830999_1634663707_n
Maria Rita Kehl ao microfone. Foto: Marcelo Christovão

Maria Rita Kehl (CNV) e Marco Antonio Delfino (MPF), na audiência da Comissão Nacional da Verdade em Dourados. “Hoje é um dia feliz, apesar dos relatos que ouvimos, pois conseguimos dar voz a pessoas que foram sistematicamente silenciadas nos últimos 500 anos. Estamos resgatando o direito à verdade, à reparação e contribuindo para que isso não se repita”. 

CNV – Clique AQUI para assistir ao vivo.

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) está realizando desde as 7h30 de hoje, sexta, 21, uma audiência pública na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul. Estão presentes a psicanalista Maria Rita Kehl, integrante da CNV que coordena o Grupo de Trabalho “Graves violações de Direitos Humanos no campo ou contra indígenas”, o procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida e os pesquisadores Marcelo Zelic, Spensy Pimentel e Jorge Eremites de Oliveira. O evento é coordenador pelo professor Neimar Machado (UFGD).

Serão ouvidos indígenas de cinco diferentes comunidades guarani e guarani-kaiowá de Mato Grosso do Sul, que irão falar sobre episódios de violência durante a ocupação do estado por colonos, como assassinatos, expulsão de territórios tradicionais e confinamento em pequenas reservas. Especialistas irão conduzir os depoimentos, dada a dificuldade dos indígenas para se expressar em português.

Esta é a primeira audiência pública da CNV no Mato Grosso do Sul e a primeira a ouvir somente indígenas. Em novembro de 2012, a CNV realizou uma audiência pública em Marabá (PA) para ouvir camponeses e indígenas vítimas da campanha militar contra a Guerrilha do Araguaia.

Segundo o Ministério Público Federal, que participará da audiência, a coleta de depoimentos oficiais pela Comissão Nacional da Verdade pode subsidiar futuras ações de indenização coletiva em favor das comunidades indígenas ou outras ações compensatórias.

O evento será transmitido ao vivo pela Universidade Federal da Grande Dourados, AQUI. O link será incorporado na área de transmissões ao vivo da CNV: www.tinyurl.com/cnvaovivo

VIOLÊNCIA – A população indígena de Mato Grosso do Sul é a 2ª maior do país, com mais de 70 mil pessoas. A maior etnia é a dos guarani, que habitam territórios ao sul do estado. A taxa de mortalidade infantil entre a etnia guarani-kaiowá é de 38 para cada mil nascidos vivos, enquanto a média nacional é de 25 mortes por mil nascimentos. Já a taxa de assassinatos – cem por cem mil habitantes 3 é quatro vezes maior que a média nacional, enquanto a média mundial é de 8,8. O índice de suicídios entre os guarani-kaiowá é de 85 por cem mil pessoas.

Confira aqui a programação do evento.

O Procurador da República Marco Antonio Delfino fala na audiência da Comissão da Verdae. oto: Marcelo Christóvão
O Procurador da República Marco Antonio Delfino fala na audiência da Comissão da Verdae. Foto: Marcelo Christóvão
Foto: Marcelo Christovão
Foto: Marcelo Christovão

Programação ufgd

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.