Caciques Apinajé se reúnem para preparar a 5ª Assembleia Geral da PEMPXÀ

Caciques e lideranças Apinajé reunidos na Escola Indígena da aldeia Patizal. (Foto: Antônio Veríssimo. Fev. 2014)
Caciques e lideranças Apinajé reunidos na Escola Indígena da aldeia Patizal. (Foto: Antônio Veríssimo. Fev. 2014)

Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ

Com a presença dos 25 caciques e suas lideranças que compõem os Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal da  Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ, nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2014, realizamos na aldeia Patizal, na Terra Indígena Apinajé no Norte do Tocantins, reunião para preparar a 5ª Assembleia Geral e Eletiva da Associação PEMPXÀ. Tivemos também a participação dos Jovens, professores, estudantes, anciãos e convidados não-índios representando a FUNAI-Fundação Nacional do Índio, CIMI-Conselho Indigenista Missionário e a presidente da Associação Wyty Cäte dos Povos Timbira de Tocantins e Maranhão, somando mais de 70 participantes.

Na abertura o presidente da Associação PEMPXÀ, Edmar Xavito Apinajé, lembrou que a organização foi fundada em 28 de agosto de 2008 e nesse ano completa 6 anos. A atual diretoria foi empossada em 27 de setembro de 2011, durante a 2ª Assembleia Geral que aconteceu na aldeia Patizal, para um mandato de 3 anos que, encerra se em setembro de 2014. Edmar informou que está cumprindo  o Estatuto da associação e pediu a colaboração e empenho de todos para conduzir e realizar o processo de indicação e escolha da diretoria para o triênio 2014/2017.

Durante a reunião os caciques e lideranças manifestaram preocupação com a situação do atendimento à saúde, com fiscalização e proteção do território, a manutenção e recuperação das estradas internas de acesso às aldeias. Os caciques reconheceram as dificuldades que a diretoria enfrenta para realizar suas atividades e foram unanimes em apoiar o fortalecimento da organização na luta em defesa dos interesses coletivo do povo Apinajé.

Diante de tantos desafios, todos se comprometeram trabalhar juntos na preparação e organização da assembleia eletiva, que foi confirmada para ser realizada no período de 09 a 12 de setembro de 2014, no local onde será construída a futura sede da associação; próximo à aldeia Irepxi. Ficou acertado ainda a busca de outras parcerias e apoiadores para realizar o evento.

A reunião do Conselho Gestor do Programa Básico Ambiental-PBA Timbira, prevista para ser realizada no mês de março próximo, na aldeia São José, foi transferida para aldeia Mariazinha, em data a ser confirmada.

Aldeia Patizal, 21 de fevereiro de 2014.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.