Indígenas reclamam de falta de água em aldeias de Dourados, MS

cano d'água MSAldeias Jaguapiru e Bororó abrigam mais de 12 mil indígenas. Sesai não informou quando a situação será resolvida

G1 MS com informações da TV Morena

Indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, a 225 km de Campo Grande, reclamam da falta de falta de água nas casas. Segundo os moradores, o problema já dura vários anos.

Ranulfo Martins é pai de seis crianças, com idades entre 3 e 12 anos, e reclama que muitas vezes o filhos não vão à escola por conta da falta de água na casa dele. “Não tem água para lavar o uniforme deles para ir para a escola e nós não podemos deixar ir sujo pra escola. E até mesmo para fazer um chá, alguma coisa para eles comerem antes de saírem para a escola, e até mesmo para fazer comida tem faltado água pra nós”, relata o indígena.

Nas aldeias Jaguapiru e Bororó vivem mais de 12 mil indígenas. A reserva conta com seis poços artesianos, sendo que apenas cinco deles estão funcionando. De acordo com as lideranças do local, seriam necessários pelo menos mais três poços para atender a demanda.

Ivan de Souza mora na aldeia e trabalha na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Ele é um dos responsáveis pelo serviço de manutenção do sistema de abastecimento de água na reserva. O indígena relata que faltam ferramentas e peças para fazer os consertos dos poços.

A assessoria da Sesai não informou quando a situação da falta de águas nas aldeias será resolvida.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.