Aty Guasu: Governo federal através da Sesai está promovendo genocídio/extermínio no MS

Aty Guasu - Biafra
Foto: publicada por Aty Guasu

Essa nota da Aty Guasu visa destacar a situação de estado mísera e vulnerável de saúde de 46.000 mil Guarani e Kaiowá por falta de recursos e, sobretudo aplicação/administração inadequada do recurso pelos gestores locais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

No último mês, todas as lideranças indígenas Guarani e Kaiowa juntamente com as comunidades do Mato Grosso do Sul se encontram em protestos e manifestação permanente pela melhoria de atendimento à saúde indígena.

As demandas indígenas não estão sendo atendidas pelo Ministro da Saúde/Governo Federal, em decorrência disso, vários pacientes indígenas já faleceram, as crianças sofrem desnutrição, centenas de pacientes indígenas estão em estado mais vulneráveis que podem falecer em qualquer momento, em geral as assistências à saúde indígena foram e são abandonadas pelo Governo Federal, gerando um verdadeiro genocídio dos povos indígenas. 

Diante do fato preocupante, os líderes indígenas reunidos no tekoha Apyka’i-Dourados, as lideranças indígenas do Aty Guasu juntamente com os conselheiros de saúde, os funcionários públicos da área de saúde indígena todos juntos avaliaram e deliberam o recomeço de protesto, assim as comunidades e lideranças indígenas se encontrarão em protesto permanente no Estado de Mato Grosso do Sul, se manifestando nas rodovias, nas ruas, nas sedes dos Pólos SESAI, nas aldeias, nos acampamentos indígenas, em uma só voz e grito, reivindicando a melhoria de atendimento à saúde indígena.

À próxima semana haverá mais protesto e final de mês aumentará o protesto pela saúde indígena no Estado de Mato Grosso do Sul. Até que o governo federal atenda as demandas indígenas.

Nós lideranças da Aty Guasu vimos apoiar e reforçar a solicitação e demandas dos manifestantes indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul.

Aty Guasu luta pela saúde indígena
Tekoha Apyka’i, 14 de fevereiro de 2014
Conselho da Aty Guasu

Foto: publicada por Aty Guasu
Foto: publicada por Aty Guasu

 

Comments (1)

  1. Estou revoltado com a atitude deste governo brasileiro que só pensa no urbano e esquece dos povos indígenas e da natureza….penso que podemos criar uma revolução e invadir Brasília com todas as tribos juntas num grande encontro de Pajelância aonde poderão ser convidados os povos tradicionais como : Quilombolas, negros(as), estudantes, povão,artistas, trabalhadores(as) autônomos(as) e toda a população brasileira juntos(as) para mostrar a elite que se instalou no “poder” do que somos capazes…e sem MEDO!…tá na hora de revindicar Justiça e Direitos!…Já!!!!…estou ai para ajudar a divulgar…sou bom em comunicação!…fico até 24 horas na internet passando mensagens!…Unidos venceremos as barreiras desta muralha de preconceitos…LIBERDADE SE CONSTRÓI….À LUTA GENTE!!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.