AC – Enchente do Purus na Aldeia São Paulino, em Sena Madureira, atinge Povo Jaminawa

O Povo Jaminawa da aldeia São Paulino luta há anos pela demarcação de sua terra que foi invadida. Devido à enchente do rio Purus, como acontece todos os anos, essa comunidade sente na pele o total descaso por parte das instituições governamentais como FUNAI, que só se manifesta com a garantia de socorro da comunidade, quando os Jaminawa são obrigados a pedir auxilio praticamente na porta da Funai de Rio Branco-AC.

Com a enchente do rio, a comunidade perde tudo do roçado, macaxeira, banana, milho, arroz, etc, suas casas são invadidas pela água levando seus poucos pertences, suas crianças adoecem com diarreias e vômitos em consequência da água contaminada. Sem alimentação, sem moradia e água para beber essa comunidade sobrevive a beira de um barranco, sofrendo constates ameaças dos fazendeiros que invadiram suas terras.

O povo Jaminawa exige com urgência a demarcação de sua terra e a garantia de vida com dignidade por parte do governo, assegurado na Constituição Federal.

 Patira Ferreira enviou o vídeo acima, com o seguinte comentário:

“A presidenta da Funai esteve em Rio Branco AC semana passada e em uma de suas fala parabenizou a parceria da FUNAI com o governo do Estado do Acre. E que parceria…

21 terras indígenas não demarcadas , incluindo as de povos isolados. Em decorrência da falta de garantia territorial, essas terras se encontram invadidas por madeireiras e fazendeiros gerando conflitos, inclusive violentos, com os povos indígenas.
Além disso, somamo-nos à revolta das lideranças indígenas de que suas ações de protesto e denúncia não têm sensibilizado a FUNAI e as demais autoridades. Ao contrário, em vez de serem ouvidos, lideranças indígenas têm sofrido um brutal processo de criminalização, vivendo sob o medo de ameaças de morte e respondendo processos judiciais por ações de denúncia da omissão das autoridades e violências sofridas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.