FCP – MinC chega as casas de axé de Salvador/BA para discutir intolerância religiosa

Palmares-terreiro-web-660x301FCP – Promover um debate sobre as realidade das comunidades religiosas de matriz africana de Salvador/BA, é a proposta do projeto Palmares.DOC no Terreiro, realizado pela Fundação Cultural Palmares – MinC, por meio da Representação Regional para Bahia e Sergipe. A atividade acontece no próximo domingo, 9/02, no Terreiro Ilê Axé Omeleji e faz parte da programação em homenagem aos 14 anos de feitoria do Babalorixá Erivaldo da Conceição de Ogum (Odú Iká).

Durante o evento, será exibido o documentário Povo de Santo, de Manoel Passos e Wilson Militão. Em seguida acontece um debate sobre questões como intolerância religiosa, preconceito e direitos para comunidades religiosas afro-brasileiras. Para dar continuidade à proposta, a FCP planeja visitar outras comunidades tradicionais de Terreiro ao longo de 2014.

De acordo com Fábio Santana, representante Fundação Palmares no estado, o projeto surgiu da demanda dos povos de Terreiro. “Era necessário um espaço que garantisse o diálogo entre a FCP e as comunidades de Terreiro. O projeto vai proporcionar debates sobre intolerância religiosa, discriminação e como essas pessoas lidam com os preconceitos”, disse.

Ilê Axé Omeleji – Situado no bairro do Alto do Cabrito em Salvador-BA, o Terreiro é uma instituição da Cultura Afro Brasileira que desenvolve ações culturais e educativas dentro da comunidade. Com o objetivo de homenagearo Babalorixá Erivaldo da Conceição de Ogum (Odú Iká) por seus 14 anos de feitoria, o Terreiro organizou uma programação especial que terá início às 8h com um café da manhã.

Entre as demais atividades do domingo estão programadas a performance do grupo Vozes do Engenho, almoço e roda de capoeira. A comemoração será encerrada com uma alvorada de fogos seguida de missa ecumênica.

Serviço

O quê: Primeira edição do projeto Palmares no Terreiro e homenagem ao Babalorixá Erivaldo da Conceição de Ogum (Odú Iká)

Quando: 9 de fevereiro de 2014

Onde: Ilê Axé Omeleji, Rua B, Qd 11, Casa 15. Loteamento Bela Vista do Lobato. Alto Cabrito, Salvador – Bahia

Horário: 8h às 18h

Informações: (71) 3239 2933 / 8817 4602

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.