Articulação Regional de Fundo de Pasto planeja ações para 2014

FUNDO DE PASTO CABRACPT/BA

Moradores/as de comunidades de fundo de pasto da região de Juazeiro se reuniram no último sábado 1º/2, no Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Remanso, para planejar as ações deste ano.  Participaram do encontro representantes dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé,  Remanso e Pilão Arcado.

Na pauta, a formação de novas lideranças, articulação das áreas de fundo de pasto e a sustentabilidade da Articulação Regional de Fundo de Pasto.

De acordo com o camponês Narcísio Ribeiro, de Pilão Arcado, o principal objetivo da reunião foi o fortalecimentos dessas comunidades tradicionais. “A Articulação Regional de Fundo de Pasto tem muita preocupação em incentivar as associações para assegurar os territórios e manter sua permanência no campo, já que grandes projetos, como mineração e energia eólica, ameaçam as comunidades”, afirmou.

Na região de Juazeiro, no norte baiano, existem cerca de 150 comunidades rurais que, secularmente, fazem uso coletivo de áreas devolutas do Estado chamadas de fundo de pasto.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.