Beth Begonha entrevista Ricardo Albuquerque: Tenharim negam envolvimento no desaparecimento de não índios

Índios Tenharim na BR 230, a Transamazônica, que corta a Terra Indígena. Foto: Acervo Funai
Índios Tenharim na BR 230, a Transamazônica, que corta a Terra Indígena. Foto: Acervo Funai

Advogado teme pela segurança dos Tenharim detidos e afirma que entrará com pedido de habeas corpus

Por Beth Begonha

O advogado dos Tenharim, Ricardo Albuquerque, acompanhou a prisão temporária de cinco membros da etnia pela Polícia Federal como suspeitos de homicídio de três pessoas, que desapareceram ao cruzar a estrada que atravessa a Terra Indígena. Em entrevista ao Amazônia Brasileira, nesta segunda-feira (3), o advogado afirma que vai entrar com pedido de transferência dos índios para Manaus (AM), onde fica a Terra dos Tenharim. Os acusados estão no presídio Pandinha, em Porto Velho (RO).

Segundo Ricardo Albuquerque, a prisão se deu, sobretudo, baseada em testemunhos vagos, que, de acordo com ele, mereciam investigação antes de serem considerados suficientemente relevantes para levar à prisão preventiva das cinco pessoas acusadas.

Em nota, a Polícia Federal afirma que “na investigação, foram ouvidas diversas testemunhas, entre indígenas e não-indígenas, realizada perícia técnica nas peças encontradas, além da utilização de cães farejadores para localização de cadáveres e equipamentos modernos de rastreamento de peças metálicas escondidas”. Até o momento, nenhum corpo foi encontrado.

O advogado ressalta que os índios negam veementemente qualquer envolvimento no desaparecimento dessas pessoas e que eles não querem conflito e não tencionam fazer nenhum tipo de represália contra os não indígenas da região.

Acompanhe a entrevista. O programa Amazônia Brasileira vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Beth Begonha. Você pode ouvir o programa AQUI  pelo Site das Rádios EBC.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.