MA – Fórum Estadual de Transparência, Controle Social e de Políticas Públicas já está nos ajustes finais para ser lançado

14. CARVOARIAS
Carvoarias devorando as florestas

REGEAMA e GUAPÉ

Continua, no Maranhão, a articulação de iniciativa de entidades, redes e coletivos da sociedade civil visando a criação do Fórum Estadual de Transparência, Controle Social e de Políticas Públicas; as primeiras reuniões já foram realizadas (18 de dezembro/2013 e 14 e 20 de janeiro/2014), nas sedes do CEDDH e MPE. O processo de criação e mobilização conta com a participação de mais de 48 entidades do interior do estado, sendo na maioria ligadas às questões de meio ambiente, águas, agricultura e direitos humanos.

O Fórum deve ser lançado oficialmente em março, na região do Médio Mearim ou Baixo Parnaíba. E um dos pontos a serem focados são os conselhos de políticas públicas, capacitação/formação sobre os temas relativos ao controle social e a importância e ampliação da participação cidadã, além de atenção especial na temática da educação e meio ambiente, haja vista as diversas fragilidades e desmandas na gestão das políticas públicas no Estado do Maranhão.

A condução das articulações está sendo feita por Conselheiras/os de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Direitos Humanos, integrantes da REGEAMA, GUAPÉ, COAPIMA, Fórum de Defesa dos Direitos e Promoção da Cidadania e GT-MA, entre outros. Alguns agentes públicos escolhidos pelos coletivos da sociedade civil foram convidados para participarem como apoiadores, por terem atuação clara na defesa da transparência, da participação cidadã e dos direitos humanos, tais como: integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Promotores de Justiça, Juízes de Direito, Programa de Educação Fiscal, Professores etc. A próxima reunião deve ser realizada no início de fevereiro.

Reunião articulando a criação do Fórum
Reunião articulando a criação do Fórum

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.