Hepatite C: portadores tem dificuldade para acessar medicamentos e reclamam de discriminação

Por Beth Begonha, em Radiotube

Portadores do vírus da hepatite C se queixam da demora na entrega dos medicamentos para o tratamento fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Normalmente, o tempo de espera entre o diagnóstico e o recebimento dos remédios é de três meses a um ano, o que agrava muito o quadro de saúde dos infectados.

Além da questão da demora, muitos se queixam de discriminação, pois alegam que a entrega de medicamentos para aqueles que são diagnosticados com o HIV é imediata, enquanto os que recebem o diagnóstico de contaminação pelo vírus da hepatite tem que seguir uma série de trâmites burocráticos, que atrasam a entrega dos remédios e o início do tratamento.

Como os medicamentos são de altíssimo custo, quem tem hepatite C vê-se numa peregrinação em busca de seu direito, que acaba por agravar ainda mais o seu estado de saúde, correndo o risco de a demora impossibilitar o tratamento, situação em que apenas o transplante pode salvar a sua vida.

Confira no Amazônia Brasileira a entrevista com Carlos Varaldo, Presidente do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, e entenda o funcionamento dessa distribuição e os problemas que os portadores dos vírus da hepatite têm enfrentado para realizar seu tratamento.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.