Bahia celebra tombamento do terreiro Oxumaré

Manu Dias (GOVBA)
Manu Dias (GOVBA)

FCP – A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, estiveram nesta quarta-feira (15) no terreiro Oxumaré (Salvador – BA), onde se celebrou a aprovação do tombamento da Casa em decisão do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.

O governador Jaques Wagner, a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto), o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, a senadora Lídice da Mata e as Ialorixás Stela de Oxóssi e Carmen de Oxalá prestigiaram o evento.

“Estivemos juntos, em Brasilia, onde acompanhei a análise e votação sobre a relevância e símbolo do terreiro Oxumaré. E, portanto, é uma honra e um momento muito especial ser acolhida e hoje estar aqui neste terreiro iluminado e agora tombado”, disse a ministra.

Segundo Marta, ao aprovar o tombamento, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan reconheceu que,  ”junto das práticas religiosas, aqui se exerceu papel fundamental à luta e resistência do povo negro, bem como na disseminação da rica cultura africana no nosso país”.

Oxumaré é orixá do movimento e dos ciclos vitais que geram as transformações. É símbolo da riqueza, da continuidade e da permanência. O babalorixá Pecê, representando a Casa, lembrou as origens do terreiro e seus fundamentos. Pediu proteção aos orixás e disse: “a conquista não é só do terreiro, mas do povo de santo da Bahia e do Brasil”. “Precisamos ser respeitados dentro de um país que nosso povo construiu. Não só pela culinária, ou conhecimento de música, mas também pela forca espiritual.”

Alem deste terreiro, o Iphan reconheceu em tombamentos a Casa Branca, Ilê Axé Opô Afonjá, Gantois, Alaketu e Bate-folha, todas em Salvador (Bahia), e a Casa das Minas Jejê, em São Luís (MA).

A ministra Luiza Bairros comemorou a parceria com Iphan e Ministério da Cultura (MinC)  junto ao Plano de Desenvolvimento Sustentável  de Comunidades de Matriz Africana,  da sua Pasta.  ”O processo, na atual gestão, de Jurema Machado e da ministra Marta Suplicy, foi acelerado. Existe um lugar de dignidade e de liberdade para homens e mulheres negros no Brasil e estamos aqui ocupando este espaço”, observou.

O governador Jaques Wagner destacou que “é uma honra participar de um momento em que se corrige séculos de injustiça, um momento especial de vitoria”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.