Programa Liderar 2014: Lideranças do Amazonas e do Pará têm até o dia 30 de janeiro de 2014 para fazer as inscrições

Lindalva Melo dos Santos, liderança do município de Barcarena, no Pará, participou da primeira edição do Programa Liderar em 2013
Lindalva Melo dos Santos, liderança do município de Barcarena, no Pará, participou da primeira edição do Programa Liderar em 2013

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) lança o edital do Programa Liderar – Desenvolvimento de lideranças na Amazônia para a turma de 2014. Serão selecionadas 15 lideranças que representem povos e comunidades tradicionais dos municípios de Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Humaitá, Apuí, Pauiní, Manicoré e Novo Aripuanã, no estado do Amazonas, e Barcarena, São Félix do Xingu, Portel, Gurupá, Melgaço, Juruti, Anapu e Porto de Moz, no Pará. As inscrições vão até o dia 30 de janeiro de 2014.

O programa vai selecionar lideranças que tenham participação destacada em organizações da sociedade civil local, estejam socialmente e politicamente inseridos no contexto de suas comunidades, participem ativamente dos processos coletivos que envolvem suas comunidades e organizações, sejam reconhecidos por suas qualidades e capacidades como líderes, necessitem de apoio na formação e de informação para melhorar a qualidade da atuação, tenham facilidade em lidar com as comunidades, e que também sejam comunicativos, dinâmicos e articuladores.

O Programa oferece uma formação ao longo de 10 meses com encontros esporádicos entre todos os participantes em Brasília, Manaus ou Belém. As lideranças receberão também um auxílio mensal para ajudar nas despesas pessoais. “Espero que a gente consiga um grupo tão bom e forte como o da primeira etapa”, afirma Camila de Castro, coordenadora do programa.

Gleice Coelho de Souza, participante da primeira turma do Liderar, espera que as próximas lideranças assumam essa responsabilidade de disseminar o conhecimento que aprenderam: “Muitas vezes você tem essa oportunidade e não compartilha com os outros. Espero que futuramente nós possamos formar um grande grupo de todas as pessoas que participaram do Liderar para que cada vez mais a gente possa socializar nossos conhecimentos, nossa luta e fortalecer ainda mais a busca pela dignidade e pela melhoria da qualidade de vida”.

Confira o edital e a ficha de inscrição.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.