Rolezinho: adolescentes são barrados no shopping Campo Limpo, em SP

Adolescentes barrados na entrada do Shopping Campo Limpo, ficam na escada conversando. Policia observa do outro lado da rua, Foto: Joseh Silva.
Adolescentes barrados na entrada do Shopping Campo Limpo, ficam na escada conversando. Policia observa do outro lado da rua. Foto: Joseh Silva.

Depois do que aconteceu no Shopping Interlagos, Campo Limpo investe em segurança particular e pede reforço da Policia Militar

Por Joseh Silva, do blog SPeriferia, em Cynara Menezes/Socialista Morena

Na tarde deste sábado, centenas de jovens, se concentraram em frente ao Shopping Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, para mais um encontro marcado pelo Facebook, o rolezinho.  “Por medida de segurança”, o shopping estava escolhendo quem poderia entrar no recinto. Nas três entradas, uma equipe composta por segurança terceirizada, particular e policia militar, analisava e dava o aval para que podia ter acesso ao interior do ambiente. Centenas de jovens ficaram para fora.

Do lado de fora, adolescentes, em grupos conversam e brincavam entre si. O clima era de alegria e paquera. Meninas e meninos se olhavam o tempo todo. Parecia um jogo de sedução daquelas festas do seriado Revenge, que a Globo exibiu no segundo semestre do ano passado.

Do lado de dentro, o Shopping estava cheio, no entanto, “nada além do normal”, segundo a opinião de um segurança que olhava aflito para os lados. Também  apreensivos, estavam os seguranças particulares, que a todo instante faziam rondas no interior das lojas e nas portas de entrada e saída.

Na loja de assessórios  para celular, a vendedora, quando questionada se sabia o que estava ocorrendo, relatou: “é um tal de rolezinho. O pessoal marca pela internet e vão para o Shopping combinado, fazem arrastão e vão embora. Aconteceu lá no [Shopping] Interlagos, antes do natal. Minha irmã trabalha em um quiosque deste. Ela teve que abandonar tudo, até dinheiro. Quebraram um monte de lojas”.

Enquanto a vendedora tentava explicar para uma cliente o que se passava, cincos policias da Força Tática do Policia Militar do Estado de São Paulo, faziam uma ronda pelo interior do Shopping. Andavam de pelos corredores, olhando para dentro das lojas e encarando qualquer adolescente que tivesse alguma característica dos jovens que foram barrados e estavam do lado de fora.

Em uma das portas principais, que fica na Estrada do Campo Limpo, para alguns adolescentes, pediam o RG para liberar a entrada, para outros só com os pais. Mateus Gomes, 13 anos , não estava com os pais, mas com a tia e o irmão mais velho, no entanto não conseguiu entrar, irritou-se: “Eu combinei de esperar minha tia e meu irmão aqui. Ai só porque cheguei antes eles estão dizendo que eu sou parente deles”.

A concentração iniciou às 14, mas foi por volta das 15h que havia mais jovens no local. As três entradas estavam tomadas por adolescentes. A maioria com o estilo parecido. Meninos com roupas coloridas, bonés, correntes, tênis e relógios enquanto as meninas, aproveitaram o calor e colocaram shorts e blusinhas.

Nas parte do estacionamento, alguns meninos começaram a subir na grade para pular para dentro. A gritaria, chamou a atenção dos seguranças que foram em direção ao local. Os adolescente vendo a aproximação, pararam de pular. Alguns conseguiram entrar. No entanto, dois foram pegos.

Os seguranças começaram a empurrá-los para irem embora, exigindo cada vez mais pressa, e o menino não o obedecia, o segurança deu um tapa a cabeça dele. Os outros que acompanhavam a cena do lado de fora, começam a gritar: “Seus vermes, não bate neles não, covardes”. O menino que estava do lado de dentro, encarou os seguranças, eles começaram a agredi-lo. De fora, todo mundo começou a gritar, até que os seguranças pararam e adolescente foi escoltado pelo público até a saída.

A quantidade de jovens aumentava mais, até que por volta das 16h a administração resolveu fechar o portão da passarela e o adolescente foram saindo aos poucos. Algumas Rocans, circulavam no entorno do Shopping para acelerava mais a dispersão.

Indo em direção ao metrô, um menino se lamenta com o amigo: “só gastei tempo e dinheiro. Deveria ter ficado em casa. Dou nem pra tirar um lazer”.

Rolezinho Campo Limpo Parte III

próximo Rolezinho já está marcado. Será dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo. Quase 22 mil pessoas foram convidadas, no entanto cerca de 600 confirmaram presença.

Entre os comentários de desejo para o próximo um internauta dá o recado: “QUERO É DIVERSÃO , FOTOS , RISADAS , TUMULTUAR … NESSE EVENTO , NINGUÉM AQUI , QUER ROUBAR NÃO”.  No entanto, por conta do “fracasso deste sábado”, alguns já estão pensando em mudar a estratégia de articulação: “o esquema e excluir esse grupo se n vai dar errado igual o 2°, so agente ficar combinando pelo chat mesmo e um ir espalhando pro outro , pq se n vai cair na boca das policia de novo e vao fechar tudo de novo *-* acho q e a melhor coisa a fazer”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.