Os Tenharim: depoimentos para a Comissão da Verdade sobre os impactos da BR 230

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

É importante ressaltar o caráter deste vídeo, feito por Osmar Marcoli, como dizem os letreiros, como parte do “Inquérito Civil Público para apurar a responsabilidade do Estado Brasileiro pelas violações de direitos humanos cometidas contra os Povos Jiahui e Tenharim durante a da construção da rodovia  Transamazônica – BR 230”. Nele estão gravados depoimentos de lideranças Tenharim sobreviventes ao grande desastre que, como eles dizem, não só dividiu e destruiu seu cemitério e seus roçados, como levou para eles alimentos que não faziam parte de sua cultura e doenças que causaram tal mortalidade que, 40 anos depois, eles ainda não chegaram ao mesmo número de indivíduos.

Neste momento em que acompanhamos a luta pelo território (pois é disso que se trata, não interessa sob qual disfarce) no sul do Amazonas, é fundamental ver esses 18 minutos de vídeo. E é igualmente importante que ele se inicie com um filmete de propaganda da ditadura, no qual, enquanto as imensas árvores são postas abaixo para a construção da estrada, ouvimos, na narração, ‘maravilhas’ como “A Amazônia se caracteriza por um vazio demográfico só comparável à desoladas regiões polares”. Ou: segundo Médici, este é “o caminho para o encontro da verdadeira vocação da Amazônia”.  E ainda, após um silêncio marcante, o grande lema – “O homem sem terras do Nordeste e a terra sem homens na Amazônia!” -, assim mesmo, pairando isolado para ser a marca de uma era. Talvez a era não tenha de todo acabado. Talvez por isso o desrespeito aos direitos humanos e até as tentativas de genocídio continuem.

Comments (1)

  1. Eu assisti ao vídeo na íntegra e até agora ainda estou bastante impressionado com os depoimento dos índios.

    Eles foram realmente injustiçados e estão com toda razão.

    Fiquei bastante indignado com tudo que o nosso governo, as madereiras e os invasores dessas terras indígenas fizeram e continuam fazendo com os antepassados desses índios.

    Esses nossos irmãos não merecem ser tratados dessa forma tão desumana.

    Onde estão os orgãos internacionais responsáveis pela cobrança de uma atitude
    enérgica contra quem vem agindo dessa forma criminosa, desumana e inconsebível contra esses povos nativos, primeiros habitantes, verdadeiros donos desta terra chamada Brasil? ?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.