AM – Caravanas partem de Apuí e de Humaitá em direção à Reserva Indígena. Ideia seria fechar BR e realizar busca por conta própria. Matupí lança manifesto anti-indígena

caravana matupi
Foto: Apuí Online

Informações veiculadas na internet por pessoas que teriam participado de reuniões marcada para o fim desta manhã e o início da tarde dão conta de que pelo menos 16 camionetes e um caminhão, todos lotados, teriam saído de Apuí às 15:25h, horário de Brasília, em direção ao km 180 da BR que liga a cidade a Humaitá,  passando pela Reserva Indígena.

Também de Humaitá estariam saindo veículos lotados em direção a Santo Antonio de Matupi, local próximo à Aldeia onde os três não indígenas teriam “desaparecido”, com o carro no qual viajavam.  A previsão é que se juntem à caravana que saiu de Apuí por volta das 18 horas no km 180. Segundo uma postagem, a decisão dos diferentes grupos é fechar a BR para os povos indígenas em dois pontos: nos kms 230 e 180.  Segundo outra, haveria a intenção de penetrar no território indígena, para uma busca.

Em Santo Antonio de Matupi, foi divulgado um manifesto, divulgado em Humaitá Notícias,  no qual, entre outras coisas, seus autores dizem que não querem “mais nenhuma etnia indígenas [sic] estudando nas escolas da nossa comunidade”. Veja cópia abaixo:

Manifesto FDP
Marcos Carvalho em Humaitá Notícias

Leia também:

AM – Violência anti-indígena em Humaitá: multidão incendeia Funai, barcos e carros, e indígenas estão abrigados no batalhão do Exército

Violência em Humaitá: “Morre Ivan Tenharim”

Violência em Humaitá: No Facebook, mensagens de ameaça aos povos indígenas e incitação à violência

AM – Mais de 3 mil pessoas promovem caos em Humaitá em busca de respostas por desaparecidos

“Humaitá TV – Bombas jogadas pelos próprios manifestantes os atingem”

Comments (2)

  1. A questão é mais simples do que parece. Esse territorio, agora ocupado por um Pais chamado Brasil, foi conquistado por europeos que desembarcaram e venceram nas armas os abitantes locais.
    Essa é a visão dos moradores de Humaitá e Apuí e essa é a Historia desse Pais. Os vencidos, respaldados pela Funai e Funasa e leis posteriores a conquista armada, agora revindicam direitos, inclusive o de matar os descendentes daqueles que os venceram. Nada mais logico que serão vencidos de novo. Tré profissionais de carro, na pista , desapareceram e o poder preposto não fez nada porque não quis e porque não pôde. As 16 pick up com gente armada dentro, a caminho das aldeias, não são nada mais que a resposta armada ao descaso e ao poder foragido de quem deveria resolver e não omitir, agravando até o extremo uma situação, que hoje, explodiu de forma violenta.

  2. Estas ongs, juntamente com a Funai são as unicas culpadas pela guerra que o pais esta passando. até quando o governo vai assistir e não tomar a atitude de mandar essa gentalha embora do Brasil??? só querem viver do nosso dinheiro, nossas riquezas, nossos minérios!! fora com vcs!!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.