Irmãs Catequistas Franciscanas: Manifesto em Defesa da Vida do Povo Guarani-Kaiowá

Irmãs Catequistas Franciscanas

A Província Irmã Amábile Avosani – Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, reunidas em Porto Velho /RO, na 4ª Assembleia Capitular, vem a publico manifestar seu apoio e solidariedade ao povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu, nos municípios de Iguatemi e Japorã, na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, que constantemente são ameaçados pelos fazendeiros e pelo Estado Brasileiro, por não fazer cumprir e defender seus direitos. Apoiamos a luta do povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu, que vive o risco de genocídio iminente, em consequência da defesa do seu território original.

Somamo-nos a todas as pessoas, grupos, movimentos que defendem a causa do povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu, que estão ameaçados na sua integridade física e cultural, pela ambição do agronegócio, grandes grupos econômicos, ruralistas e políticos que compactuam com o genocídio dos povos indígenas, principalmente o governo brasileiro, que se omite e se alia com estes grupos econômicos, assassinado os direitos indígenas, assegurados na Constituição Federal.

Responsabilizamos o Governo Brasileiro pelo eminente genocídio das 5.000 mil pessoas do povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu/Mato Grosso do Sul.

Unimo-nos ao povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu, que não desiste de lutar por seus direitos e se fortalece na espiritualidade dos antepassados, para suportar e resistir ao ataque das politicas de um governo que é conivente com o genocídio de um povo.

Que o Deus da Vida, da justiça e da liberdade, toque o coração dos que devem promover a justiça, devolvendo a terra a quem é de direito.

Vida, paz e justiça ao povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu!

Porto Velho, RO, 17 de dezembro de 2013.

Irmãs Catequistas Franciscanas

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.