BA – Incêndio atingiu navio que estava sendo carregado com gás propeno para exportação. Mídia e Marinha não mencionam, entretanto, efeitos sobre as comunidades

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

A primeira informação que recebemos a respeito do incêndio em Aratu estava centrada exatamente nos efeitos que a fumaça e os gases estavam provocando em comunidades vizinhas, em particular crianças quilombolas da Ilha da Maré. A nota do MPP foi enviada via CPT quando o fato ainda estava acontecendo e publicada em Urgente: Explosão no Porto de Aratu ameaça comunidades quilombolas da Ilha de Maré.

Numa rápida busca feita esta manhã, a chamada grande mídia não menciona, entretanto, qualquer ser humano atingido, exceto os tripulantes do navio que estaria sendo carregado com o gás, o que absolutamente não é motivo para espanto. Aí vão, pois, a notícia do G1 BA e a Nota da Marinha. E esperamos notícias dos movimentos sociais e das entidades parceiras, esperando que de fato não não tenham havido maiores danos para as comunidades.

***

Incêndio atingiu navio carregado de gás propeno no Porto de Aratu, em Candeias. Foto: TV Bahia
Incêndio atingiu navio carregado de gás propeno no Porto de Aratu, em Candeias. Foto: TV Bahia

Porto fica localizado em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo Comando do 2º Distrito Naval, dois tripulantes ficaram feridos.

G1 BA

Um incêndio atingiu um navio carregado de gás propeno no pier de uma área do Porto de Aratu em Candeias, na região metropolitana de Salvador, na noite desta terça-feira (17). Segundo a guarda portuária, o fogo foi propagado após uma explosão ocorrida durante o descarregamento de gás do navio Golden Miller.

Através de nota, o Comando do 2º Distrito Natal afirma que dois dos quinze tripulantes que estavam a bordo do navio tiveram ferimentos leves. Eles receberam atendimento médico e “encontram-se em boas condições de saúde”, informou.

Equipes dos bombeiros foram para o local combater as chamas. De acordo com a Companhia das Docas da Bahia  (Codeba), responsável pelo porto, os bombeiros e equipes da Marinha conseguiram controlar as chamas cerca de uma hora após o início do incêndio.

Susto
Um morador da região informou ao G1 que viu o momento da explosão. “Eu estava na praia quando ouvi a explosão e vi uma nuvem de fumaça muito preta saindo do navio”, disse Nadson do Carmo.

Ainda de acordo com a Codeba, o fogo começou na unidade de reliquefação do navio (área interna). “A causa aparente [do incidente] seria uma falha no compressor desta unidade durante o carregamento de gás propeno, que estava sendo bombeado para ser exportado. Houve uma explosão, mas o acidente não resultou em vítimas”, informa um trecho da nota enviada pela companhia.

A Codeba afirmou também que o incêndio ocorreu no píer do terminal de operação de gás e líquido, área pertencente à companhia, “com utilização pela empresa Tecmar, responsável pela operação de carregamento do navio, contratado para exportar o propeno produzido pela Brasken”.

Por conta do incidente, a área de operação de gás e líquidos do Porto de Aratu teve a sua operação suspensa. No entanto, foram mantidas as atividades nos terminais de sólidos, localizados a uma distância que não oferecia riscos.

De acordo com o representante do armador do navio, Ludwig Silva, a embarcação não corre risco de explosão. O Comando do 2º Distrito Natal informou que será instaurado um inquérito administrativo, cujo prazo de conclusão é de 90 dias, para apuração das causas e responsabilidades do ocorrido.

***

Nota da Marinha

O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) informa que, por volta das 17h40 de hoje (17), ocorreu uma explosão a bordo do Navio Gaseiro “Golden Miller”, de bandeira das Bahamas, que estava atracado no Terminal Químico de Aratu (Tequimar), com 15 tripulantes a bordo.

A explosão foi percebida por militares da Base Naval de Aratu (BNA), que fica situada nas proximidades do Porto de Aratu. Imediatamente, foram deslocados para o local do incidente o Navio-Balizador “Tenente Boanerges”, da Marinha do Brasil, e duas equipes de Inspeção Naval da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), a fim de atuarem no socorro aos tripulantes e ao navio sinistrado.

Resgatados pelo Navio-Balizador “Tenente Boanerges”, os tripulantes do “Golden Miller” receberam cuidados médicos e encontram-se em boas condições de saúde, sendo que dois deles apresentam ferimentos leves. No momento, o fogo resultante da explosão está sendo combatido pela Brigada de Incêndio do Porto de Aratu, apoiada por seis rebocadores, três deles equipados com canhões d´água. Não foram percebidos indícios de poluição hídrica.

Será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de noventa dias, para apurar as causas e responsabilidades pelo ocorrido.

Comments (1)

  1. Antônio L.Philomena says:
    20/12/2013 at 12:02
    Amigos(as) Não deixem o tempo passar sem conseguir provas! Tirem fotos de tudo, marquem até onde foi o óleo, guardem reportagens de jornais e com um vidro grande coletem a água com óleo( e guardem na sombra). Depois que tudo desaparecer com o tempo será muito difícil calcular os danos ambientais para reparação econômica. Saudações ecológicas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.