Filhos de Sepé comemora 15 anos e a maior produção de arroz orgânico do Brasil

filhos de sepéDa Página do MST

Neste domingo (15), mais de 200 pessoas se reuniram para comemorar os 15 anos do Assentamento Filhos de Sepé, no município de Viamão (RS), a 38 km da capital Porto Alegre.

Além do festejo, os Sem Terra também recordaram a luta e a resistência que levaram as famílias a conquistarem o assentamento, as conquistas ao longo desses anos e a memória daqueles que já se foram.

Trata-se do maior assentamento do Rio Grande do Sul, numa área de 9500 hectares onde vivem mais de 2000 pessoas (376 famílias).

O carro chefe é a produção de arroz orgânico em 1500 hectares. As cerca de 120.000 sacas do cereal – 6000 toneladas – estimadas para a safra 2013-2014, coloca o assentamento na condição de maior produtor de arroz orgânico do Brasil.

“No Brasil são aplicados um bilhão de litros de agrotóxicos por ano, e o Rio Grande do Sul é o maior consumidor do país. Porém, nenhum litro desses agrotóxicos é utilizado no nosso Assentamento” disse Cedenir de Oliveira, no ato de comemoração.

Além da produção do arroz, os assentados contam com uma ampla produção de hortaliças orgânicas, pomares, gado de leite e de corte, pequenos animais, entre outros alimentos.

Há duas agroindústrias de processamento de alimentos, sendo que uma é para o beneficiamento de vegetais e outra de panifícios. A produção é destinada à merenda escolar, ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a própria comercialização direta.

Outra área de destaque é o Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, uma área de 2500 hectares de mata preservada e com uma enorme biodiversidade, incluindo animais em extinção como o Servo do Pantanal.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.