“A mais emocionante homenagem a Mandela veio do local mais inesperado”

‘Funcionários’ de supermercado na África do Sul fazem emocionante homenagem a Nelson Mandela

Em Yahoo/Pragmatismo Político

O coro musical Soweto Gospel Choir, da África do Sul, preparou um flash mob em homenagem ao ex-presidente Nelson Mandela. Vestidos como funcionários de um supermercado em Soweto, os membros do grupo começaram a entoar, um a um, a canção “Asimbonanga”, dedicada ao líder.

Os consumidores param para observar e, emocionados, recebem flores. Ao fim do vídeo, todos do coro erguem o punho direito cerrado, símbolo da luta contra o racismo. No vídeo, aparece a mensagem “Hamba Kakuhle, Tata Madiba” (“Vá bem, pai Madiba”, em tradução livre).

A canção foi composta pelo músico sul-africano Johnny Clagg durante os anos 1970, quando Madiba ainda estava na prisão. A letra diz: “Não vimos ele/ Não vimos Mandela/ No lugar onde ele está/ No lugar onde ele é mantido”.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Marcelo Ribeiro Nicoliello.

Não deixe de ler também:

Por que a burguesia canonizou Nelson Mandela?

“A papai-noel-ização de Nelson Mandela”, por Slavoj Žižek*

Comments (5)

  1. Já está não só sugerido com postado! Também socializando nossa troca de mensagens, eu estava desde ontem, acho, querendo esse texto do Zizek no Guardian. E vem você e inclusive já repassa o dito cujo traduzido! Esse é um companheiro de luta e amigo querido! Beijos e boa noite.

  2. querida tania, reproduzo aqui o que postei no face, com a convicção que este ‘escapou’ ao seu crivo sempre criticamente ponderado. não tinha lido ainda este do renato nucci jr. mt bom, recupera a trajetória de mandela e é mt explicativo do realismo e pragmatismo em que se viu obrigado… temos visto acontecer tanto isto, de gandhi a lula (este última só uma imagem mítica, sem nenhuma envergadura moral!). sugiro solicitar a leitura também e principalmente deste abaixo. bjs. http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2013/12/se-tivesse-realmente-vencido-mandela.html

  3. Acabo de ver tua explosão no face, e agora a reencontro aqui! Achei ótima! Talvez tenha sido efetivamente mal calculada, a postagem. Confesso que fiquei numa baita dúvida quanto a postar, mas, por outro lado, diversas pessoas me enviaram… Talvez devesse ter resistido, mas… De qualquer forma, leia, por favor, o que de fato é importante (se ainda não o fez), pois descortina, mais que tudo, a questão: http://racismoambiental.net.br/2013/12/por-que-a-burguesia-canonizou-nelson-mandela/. Boa noite, querido amigo.

  4. Não entendi nada, ou melhor, entendi tudo! Este o Mandela que ‘merece’ ser louvado, o que NÃO mudou estruturalmente a África do Sul, na medida em que maioria de negros continua a servir maioria de brancos, que interrompem seu consumo privilegiado pra sorrir contentes e receber rosas vermelhas de negros e negras que continuam serviçais! Se jogassem ao chão seus aventais e recebessem, eles e elas, rosas de todos, brancos e negros sorridentes, entenderia que Mandela (o dos sonhos resistentes de 27 anos de prisão) venceu! Não sei o que esta ‘homenagem’ faz no combativo e estrutural blog de ‘combate ao racismo ambiental’!

  5. Ele e um homem especial e tenho certeza que veio ao mundo com uma missao , a de lutar pelas injustiças e pregar a uniao, ao amora a todos os homens e criaturas de Deus!!Va em paz , Mandela , pois o sr Jesus esta de braços abertos te esperando, a todos os homens de boa vontade, especiais na bondade e carater. como voce!! Voce fez diferença neste mundo permeado pelo mal, pela injustiça! Merece todas as homenagems que esta recebendo e ainda e pouco!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.