Em Londres: índio do Acre denuncia invasão de terras, influência do álcool na comunidade e pede respeito ao governo brasileiro

Da redação ac24horas.com/ Rio Branco, AC

O intercâmbio linguístico e cultural possibilitou que o índio Nixiwaka Yawanawá, denunciasse durante um protesto em Londres (Inglaterra), a situação que algumas aldeias indígenas do Acre e da Amazônia vivem como isolamento, influência do álcool na comunidade e a invasão das terras indignas no Brasil.

No protesto realizado, Nixiwaka debateu com algumas entidades daquele país as ameaças que os índios da Amazônia estão sofrendo nos últimos anos, principalmente os índios isolados.

Ele lançou um evento que tem por objetivo criar um movimento antes da Copa do Mundo da FIFA de 2014 para chamar atenção do mundo sobre os problemas nas aldeias e o cerceamento dos direitos dos índios.

Em entrevista para a Survival International, o índio do Acre comentou sobre a influência do homem na comunidade indígena e pediu ao governo brasileiro que respeite as tribos da Amazônia.

“Como não-indígenas, inclusive missionários, forçaram os Yawanawá a mudar a maneira na qual a tribo orava, se vestia e falava, e chamaram seus rituais como ‘trabalho do demônio’”, descreveu o índio pedindo que “o governo brasileiro respeite os direitos dos povos indígenas, como os Awá, a tribo mais ameaçada do mundo”.

Durante a entrevista Nixiwaka Yawanawá pediu ainda que o povo brasileiro também respeite a cultura e o espaços dos índios. “Nossa terra é a nossa moradia, a nossa casa. Ela é nossa amiga, nossa companheira. Temos muito respeito por nossa terra, e nós temos a responsabilidade de cuidar da nossa mãe terra”, finalizou.

A data e o local do evento mundial não foram revelados pelo indígena.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Roberta Graf.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.